Quem já viu uma projeção de imagem 4K sabe o potencial em definição e profundidade que um projetor com essa resolução nativa é capaz de apresentar. No modelo Sony VPL-VW870ES – anunciado na última IFA, em Berlin, e já encontrado no Brasil através de revendedores autorizados – cada um dos três painéis RGB, de 0,74”, são reflexivos, em vez de transmissivos.
Significa que a luz dentro do projetor é refletida nesses painéis, em vez de passar por eles antes de chegar à lente. Isso produz não só em imagens 4K com melhor contraste como evita a exibição de linhas finas na separação de cada pixel. A tecnologia SXRD, da Sony continua a ser uma das mais elogiadas, pois oferece contagem real de 4.096×2.160 pixels.
Compatível com sinais HDR10 e HLG, o novo VW870ES traz melhorias na camada de silício reflexiva do painel, que agora permitem um controle de luz ainda mais preciso para sombras e preto. No entanto, duas características foram decisivas. A primeira é a fonte de luz a laser (Z-Phosphor), que atinge brilho de 2.200 lúmens em até 20 mil horas de operação.
E a segunda é a lente especial de grande abertura montada com um desenho de 18 elementos, para assegurar convergência ideal de cores RGB e proporcionar imagens vívidas em toda a tela. A Sony afirma que tanto a função íris como o laser são ajustados de maneira independente e dinâmica, otimizando a saída de luz em cenas escuras, a fim de ganhar detalhes e realismo.
Afora os nove modos de imagem pré-calibrados, é possível salvar na memória do projetor definições de lente, zoom e mudança de aspecto para até cinco formatos de tela. Com 56cm de largura por 22cm de altura e peso de 22kg, o VW870ES possui duas entradas HDMI 2.0a (18Gbps) compatíveis com HDCP 2.2 e ruído máximo de 24dB.
Fonte: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL
Temas relacionados:
[Vídeo] Testamos o projetor 4K mais acessível do Brasil
Testamos projetor Epson Home Cinema 5040UB: a um passo do 4K
Loja de SP demonstra novo projetor 4K feito em cristal
Projetor 4K da Wolf Cinema reproduz HDR com tecnologia a laser