Em lugar da casa “inteligente, ou “conectada”, jargões do mercado de automação residencial, entra a “casa pensante”. Esse é o conceito que a Google pretende popularizar no Brasil, a partir de sua plataforma Google Assistant, que agora está disponível em português.
O conceito foi apresentado nesta quarta-feira, em São Paulo, a um grupo de aproximadamente 60 integradores especializados. Eles participam da 11a edição das Jornadas de Automação, evento promovido pela Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial).
Segundo Alessandro Germano, gerente de desenvolvimento de negócios da Google no Brasil, o conceito de “casa pensante” envolve três características: ser prestativa, abrangendo diversos equipamentos e recursos da casa; pessoal, no sentido de atender todas as necessidades do usuário; e plural, ou seja, esses recursos podem ser utilizados por todos os membros da família.
“Estamos falando de inúmeras atividades dentro da casa”, diz Germano. “O usuário pode organizar melhor seus horários, gerir o consumo de água e eletricidade, ativar ou desativar alarmes e sensores diversos, e programar todas as ações repetitivas”.
O executivo apresentou números sobre a expansão mundial da plataforma Google, que segundo ele já está disponível em mais de 1 bilhão de aparelhos. Com o lançamento do Google Assistente em português, diz ele, a tendência é que milhares de famílias brasileiras passem a usar esses recursos. “O português ė o segundo idioma mais usado hoje no Assistant em todo o mundo”, revela Germano. “E sabemos como o brasileiro é ligado em tecnologia, além de ser muito falante. Agora, com a possibilidade de acionar os recursos por voz, achamos que o potencial ė enorme para nossa plataforma”.
FONTE: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL
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