Quem já foi a uma sala de cinema IMAX sabe que o impacto audiovisual de um sistema com dezenas (às vezes centenas) de falantes e tela de 22m de largura por 16 de altura pode ser inesquecível. A novidade é que o entusiasta de home theater poderá sentir a experiência do conceito IMAX em sua casa, através de som imersivo e imagens de maior proporção.
IMAX Enhanced é o novo programa de certificação, que combina equipamentos e conteúdos compatíveis com tecnologias de imagem 4K HDR e de som DTS:X. Além de garantir aspecto de tela mais amplo (1.90:1) em filmes e documentários, que, por enquanto, abrange somente títulos em Blu-ray 4K, o IMAX Enhanced, usa um elaborado processo de pós-produção na remasterização digital do material, visando produzir cores mais vibrantes, maior contraste e clarezadas nas imagens.
Já a parceria da empresa canadense com a DTS prevê o uso de uma variante especial do codec DTS:X com altas taxas de bitrate (o máximo é de 24.5Mbps), para oferecer reprodução de som mais imersiva e poderosa, por meio de receivers, processadores, soundbars e TVs compatíveis.
Os receivers mais sofisticados da Denon e da Marantz, assim como televisores OLED e FALD da Sony, foram os primeiros a apresentar o logo IMAX Enhanced, na CES 2019. Mas fabricantes como Harman-Arcam, Onkyo-Integra e Pioneer, que agora fazem parte do mesmo grupo da Denon e Marantz, além de TCL já aderiram à certificação e prometem novidades para este ano, entre TVs e soundbars.
Para mais detalhes, acesse: IMAXEnhanced.com
FONTE: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL
Temas relacionados:
Yamaha traz processador high-end Dolby Atmos de 13 canais
Rotel oferece processador de alta fidelidade para filmes e músicas