O televisor é parte fundamental em um sistema de automação residencial, mas nem sempre a integração com centrais ou hubs ocorre de maneira tão prática, já que comandos discretos de infravermelhos de algumas marcas não são salvos em um servidor e atualizado para determinada central de automação.
Por isso, diversos fabricantes de TVs publicam os códigos binários nos manuais de instruções de cada aparelho, para que o integrador os adicione manualmente nos dispositivos IR externos, ou quando estes não oferecem capacidade de leitura IR – a função Learning.
Visando se aproximar de integradores desse segmento, a TCL reforça a divulgação dos códigos de comandos de suas TVs, em especial das linhas intituladas “Premium”, que envolvem modelos 4K – séries X6, C6, C2, P6 e P65 – e Full-HD (S6500 e S4900). Segundo a empresa, com os códigos discretos, é possível ligar ou desligar a TV com precisão (sem falhas) e alternar a fonte de sinal desejada, a partir de qualquer sistema de automação.
Clique para expandir a lista atualizada dos códigos discretos das TVs TCL:
Como funciona o comando por IR?
Basicamente um controle remoto comum funciona com transmissor integrado a um LED, para a emissão de códigos binários em forma de pulsos de luz. Quando o usuário pressiona uma tecla do controle, o circuito integrado envia o código específico àquela função para o receptor IR da TV, que capta a frequência e certifica se o pulso corresponde ao protocolo cadastrado.
Após ser decodificado, esse sinal é reconhecido pelo microprocessador do aparelho, que responderá ao comando desejado. Apesar de muitos equipamentos, incluindo os da própria TCL, permitirem o controle por rede (RJ-45), serial (RS-232C) e até sem fio (Wi-Fi ou Bluetooth), os comandos por IR ainda estão entre os mais utilizados em automação residencial com TVs.
Fonte: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL / TCL
Temas relacionados:
TVs Samsung mais acessíveis vêm com funções para automação e games
Condicionadores GR Savage são controlados por automação
Docks de parede iPort transformam iPad em painel de automação
Automação Scenario Embrace também é comandado por voz