Menos caixas acústicas convencionais, mais smart speakers e fones de ouvido. Essa é tendência atual do mercado mundial de áudio, segundo uma inédita pesquisa divulgada pela consultoria inglesa Futuresource. Com dados das três maiores regiões consumidoras (América do Norte, Europa Ocidental e Ásia), os pesquisadores produziram um relatório indicando as mudanças de hábito dos usuários e como a indústria está se adaptando.
Os dados de 2019, ainda não fechados, fazem prever que as vendas de caixas acústicas – nas categorias torre, bookshelf, multimídia e de embutir – devem cair 10% em unidades. No entanto, a perda de receita dos fabricantes ficará em torno de 1,6%, mostrando que embora menos consumidores estejam comprando esses tipos de caixas os preços médios continuam subindo.“Modelos in-wall e in-ceiling permanecem com grande demanda (7% de crescimento em 2018), e essa tendência irá continuar”, explica Guy Hammett, analista da Futuresource. Segundo ele, no ano passado foram vendidas em todo o mundo 45 milhões de caixas acústicas, uma queda de 12% sobre 2017. Modelos compactos para home theater e caixas multimídia (para uso com computador) são as categorias que mais vêm caindo.
O especialista afirma que a popularização das soundbars, das caixas compactas smart (sem fio) e dos fones de ouvido, além da melhor qualidade de áudio dos laptops, são os principais fatores nessa mudança. “De certa forma, a indústria está sabendo se adaptar”, admite Hammett. “O crescimento dos serviços de streaming está mudando os hábitos dos consumidores e sua relação com a música. Eles buscam mais conveniência, simplicidade, menos fios e aparelhos menores, que possam ser levados de um lado a outro. Mas o segmento de caixas convencionais não vai acabar tão cedo”.
FONTE: Futuresource
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