Um dos TVs mais avançados da CES 2020 certamente é o Panasonic HZ2000 (foto), com painel OLED em 55 e 65 polegadas, apresentado nesta segunda-feira em Las Vegas. A fabricante japonesa estreitou sua aproximação com a comunidade de Hollywood, e está sendo a primeira a adotar o Filmmaker Mode, exigência de alguns dos principais cineastas da atualidade para melhorar a reprodução de filmes em ambientes domésticos.
O chamado “modo cineasta” é um ajuste de imagem que, segundo os idealizadores (entre eles Martin Scorsese, Steven Spielberg e Christopher Nolan), respeita as características de cor, brilho e contraste definidas pelo cineasta durante a filmagem. Dizem eles que esses critérios não são seguidos por alguns fabricantes ao entregarem seus TVs com ajustes pré-definidos, sem informar corretamente o consumidor (para mais detalhes sobre o Filmmaker Mode, clique aqui).
O TV 4K OLED HZ2000 é também o primeiro que trazer processamente de imagem Dolby Vision IQ. A Panasonic informa que trabalho em conjunto com a Dolby Labs para ir além do DV convencional. Usando recursos de Inteligência Artificial, o TV é capaz de otimizar a imagem de acordo com a iluminação ambiente e com o tipo de conteúdo. Dolby Vision IQ está sendo apresentado na CES como uma “extensão” do DV.
A colaboração também avança em relação ao áudio. O novo TV Panasonic é o primeiro com alto-falantes upfiring (voltados para o teto), configuração considerada ideal para reproduzir conteúdos gravados em Dolby Atmos. Embora ainda não tenha conector HDMI 2.1, o HZ2000 é compatível com outros padrões de processamento de vídeo, como HDR10+ e HLG, além de calibragem ISF, que otimiza as transições nos níveis de preto.
FONTE: Panasonic USA
Temas relacionados:
Panasonic renova linhas de TVs com Local Dimming e Dolby Atmos
Exclusivo: teste do TV Panasonic OLED 4K HDR com THX