Originalmente concebidos para os segmentos educacional e corporativo, os projetores de Ultra Curta Distância, ou Ultra Short-Throw (UST), aos poucos amadurecem e ocupam as linhas de entretenimento doméstico das principais marcas. Isso não significa que esse tipo de projetor será popular a ponto de avançar sobre os convencionais. Mas a atual ascensão do UST mostra uma tendência que amplia as opções de tela grande em espaços menores.
Graças a lentes de maior abertura e mecanismo interno de espelhos, é possível com um projetor UST obter imagens de 100” com o aparelho posicionado a menos de 60cm da tela ou da parede. Números impressionantes, se imaginarmos que os modelos convencionais exigem de quatro a seis vezes mais espaço para exibir imagens do mesmo tamanho.
A menor distância frente à tela faz com que o brilho deixe de “concorrer” com a luminosidade ambiente, melhorando a eficiência do projetor. Além disso, evita sombras e reflexos causados por quem eventualmente se desloca no ambiente. Numa sala de aula ou de treinamento, é fundamental não distrair nem causar desconforto visual aos participantes.
Projetores UST possuem gabinete selado, que evita a entrada de poeira no bloco óptico e diminui os custos de manutenção. Custos, aliás, que podem ser ainda menores, a médio e longo prazo, para projetores com fonte de luz a laser, hoje oferecidos por quase todas as empresas. Neste caso, a grande vantagem é o aumento da vida útil do aparelho, para 20 mil horas no modo normal de brilho.
Esses números correspondem de cinco a oito vezes a média de longevidade dos projetores com lâmpada, que é de 3.500 horas em modo de brilho normal. Modelos de tecnologia híbrida Laser&Led, como os produzidos pela japonesa Casio, chamam atenção ainda pelo baixo consumo de energia e menor tempo de acionamento – apenas cinco segundos, tão rápido quanto um televisor.
Essa é a proposta da italiana SIM2 com a linha Laser Display xTV, que apresenta dois modelos feitos em cristal, incluindo o xTV INV, desenhado para ser embutido no teto ou num móvel. A oferta de projetores UST no mercado contempla desde resolução WXGA (1.280 x 800) até Full-HD, de diversas marcas, e com grande variação de preços e especificações. Mas a evolução parece estar só começando.
Há mais informações importantes sobre os projetores UST – como conexões, recursos, ajustes e opções de instalação –, além de dicas para a escolha do melhor modelo para entretenimento e home theater. Para ver a matéria completa, baixe agora a edição digital (#274) de HOME THEATER & CASA DIGITAL, ou solicite já a versão impressa da revista.
Textos relacionados:
Projetores Laser&Led: À prova de futuro
TV ou projetor? Qual é o melhor custo-benefício?
BenQ traz projetor multimídia com funções smart e Wi-Fi
Teste: projetor Epson UST a laser para home theater