A adoção de tecnologias de comunicação remota não é apenas uma tendência de curto prazo, mas pode crescer depois da pandemia. Essa é uma das conclusões da mais recente pesquisa divulgada pela AVIXA, que vem monitorando em vários países as reações do mercado Pro AV à crise da COVID-19.
A partir de entrevistas por telefone ou email, a divisão de Market Intelligence da AVIXA vem divulgando semanalmente relatórios sobre como os profissionais e suas empresas estão se adaptando à quarentena e à queda nos negócios. Os últimos dados são de 14 e 15 de abril, quando foram entrevistadas 325 pessoas. Apesar de alguns países estarem flexibilizando as restrições de distanciamento social, para a maioria dos profissionais AV o cenário ainda é muita incerteza.
“A maioria das pessoas não tem uma percepção clara do impacto na sua capacidade de fazer negócios e do tempo de recuperação necessário”, disse um deles. “À medida que o vírus se espalha, há mais adiamentos de projetos programados”, comentou outro.
Em alguns países, os governos estão acenando com financiamentos emergenciais para pequenas e médias empresas, mas muitos empreendedores não sabem se terão acesso a essa ajuda. “Há garantias de que seremos capazes de recuperar nossas perdas e pagar o empréstimo?”, questionou um dos entrevistados.
Em meio às incertezas, os que revelam mais otimismo são os profissionais de redes e soluções AV para teleconferências e interatividade. Também parece crescer o segmento de distribuição de conteúdo, especialmente nos setores educacional e de treinamento. “As grandes empresas e instituições governamentais vão melhorar seus serviços de teleconferência, assimilando as lições da COVID-19”, disse um profissional da área. “E deverão desenvolver estratégias de trabalho a distância, uma vez que o retorno à normalidade será demorado”.
Para saber mais detalhes sobre a pesquisa, ou mesmo participar dela (em inglês), clique aqui.
FONTE: AVIXA
Veja também:
VIDEOCONFERÊNCIA, GAMES E STREAMING ALIVIAM O IMPACTO DA CRISE
10 DICAS DE PRODUTIVIDADE NO HOME OFFICE
INFOCOMM 2020 TERÁ 3 DIAS DE EDIÇÃO VIRTUAL EM JUNHO
EMPRESÁRIOS CONTAM COMO ESTÃO SE ADAPTANDO À COVID-19