Com o aumento do número de casos de COVID-19 nos EUA (o país é o líder mundial, com mais de 5 milhões de infectados), está crescendo a demanda por soluções de automação focadas no bem-estar das famílias. Essa é uma das conclusões de pesquisa divulgada pelo site CE Pro, que ouviu centenas de integradores ao redor do país para aferir os efeitos da pandemia em seus negócios.
A tendência, que está sendo chamada de wellness (“bem-estar”, em português), foi identificada por vários dos entrevistados em contato com seus clientes. O conceito abrange soluções como iluminação controlada, com melhor aproveitamento da luz natural; gerenciamento do consumo de energia de cada aparelho; uso inteligente de termostatos e ar-condicionado; e controle automatizado da qualidade do ar e da água consumidos na residência (veja os detalhes neste link).
Segundo a pesquisa Wellness Deep Dive, a maioria dos integradores espera dobrar suas receitas nos próximos 12 meses instalando esse tipo de solução. Antes da pandemia, cerca de 20% dos projetos incluíam algum recurso wellness; agora, a estimativa subiu para 39%. Os dados revelam que 81% dos profissionais reformaram seus shows-rooms para incluir essas soluções e mudaram a abordagem dos clientes, em seus contatos virtuais, para demonstrar os benefícios.
Pelas respostas à pesquisa, o site identificou que a cozinha é o espaço da casa onde a tendência wellness mais será demandada. Mas os recursos serão muito instalados também nos espaços de trabalho (home office) e em todos os cômodos grandes. Filtros smart para controlar a qualidade do ar e da água estão entre os itens com maior potencial de vendas. Cortinas motorizadas acionadas por timers pré-programados para aproveitar a luz do sol e sistemas de aspiração central também entram na lista.
FONTE: CE Pro
Temas relacionados:
Nova geração de TVs está cada vez mais smart
Controle Savant X2 amplia recursos de automação