Numa live para jornalistas especializados antecipando suas atrações na CES 2021, a LG apresentou a primeira versão de uma TV OLED com painel dobrável. Este tem 48 polegadas e espessura mínima (0,6mm), permitindo dobrar e enrolar a tela sem alterar a qualidade da imagem.
Com o nome provisório CSO (Cinematic Sound OLED), a nova TV vem equipada com um sistema de áudio inovador que produz vibrações na própria tela. Segundo o fabricante, não há necessidade de amplificador nem alto-falantes adicionais. Esse recurso é similar ao Acoustic Surface, lançado pela Sony em 2017 (detalhes aqui).
A curvatura da tela na TV LG CSO, que atinge raio de 1m, permite que o usuário adapte a TV a sua posição de visualização (com curvatura maior ou menor), o que pode ser útil, por exemplo, em games. O tempo de resposta foi reduzido para 0,1 milissegundos, com frequência de 120Hz e capacidade para reprodução de jogos no padrão VRR (Variable Refresh Rate).
Outra característica dessa nova TV, diz a fabricante coreana, é a reprodução flicker-free (sem cintilação) e com baixos níveis de luz azul, diminuindo a fadiga visual em usuários que jogam games por longas horas seguidas.
O produto será apresentado como protótipo durante a CES 2021, que começa no dia 11, com a LG aberta a negociações com outros fabricantes de TVs que queiram adotar a nova tecnologia. Os atuais TVs OLED de marcas como Sony e Panasonic utilizam painéis produzidos pela LG Display.
Veja mais sobre TVs OLED no nosso hot site especial.
Temas relacionados:
Vídeo: veja uma TV OLED instalada numa casa conectada
Home Theater Tech Talks: LG aposta em TVs OLED e NanoCell