A 72a edição do prêmio Emmy de Tecnologia e Engenharia de vídeo indicou a tecnologia OLED para o seu prêmio técnico anual. Em conjunto com a NAB (National Broadcasters Association), que reúne redes de TV de vários países, a National Academy of Television Arts & Sciences – que organiza o Emmy – decidiu este ano homenagear empresas que produzem displays orgânicos.
O Emmy é o prêmio mais importante da televisão mundial, sendo dividido em duas etapas: em setembro, são indicados os melhores na área de conteúdo (veja aqui); em abril, acontecem as premiações técnicas, aproveitando a realização da feira NAB, em Las Vegas. Este ano, devido à pandemia, o evento foi adiado para junho.
Technology & Engineering Emmy Awards, criado em 1948, se propõe a homenagear profissionais, empresas e entidades que contribuem para a evolução das tecnologias de áudio e vídeo. Este ano, LG (com seus TVs para uso residencial) e Sony (monitores profissionais) estarão entre as empresas premiadas.
A premiação abrange 22 categorias. Outras empresas homenageadas são Netflix, Disney e Google (categoria “desenvolvimento de métricas para otimizar a codificação do sinal de vídeo”), Amazon Web Services (“otimização da compressão de sinal em tempo real, com uso de inteligência artificial”), Akamai (“redes de distribuição de conteúdo – CDN”) e Dolby Laboratories (“metadados dinâmicos para otimizar a reprodução em HDR e o mapeamento do volume de cor”).
Além disso, as empresas Netflix, YouTube, Disney+, Amazon Prime Video e Facebook foram premiados pelo “desenvolvimento massico de tecnologias de compressão de sinal” na distribuição de conteúdos por streaming.
FONTE: Emmy Awards
Temas relacionados:
LG terá seis categorias de TVs, com OLEDs no topo
Nova TV OLED Panasonic terá falantes Dolby Atmos da Technics