O Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) pretende anunciar até o fim do ano sua proposta recomendando ao governo as tecnologias para implantação no país da TV 3.0. Esse será o futuro sistema de televisão digital aberta compatível com os novos recursos de produção e transmissão, incluindo resolução UHD (4K e 8K), áudio imersivo e multiprogramação.
Nesta sexta-feira, encerra-se o prazo definido pelo Fórum para receber sugestões de emissoras, fabricantes, entidades e profissionais de todo o país. Segundo o coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD, Luiz Fausto, as propostas recebidas até novembro último – 36, ao todo, vindas de 21 organizações – resultaram em 24 tecnologias diferentes, que o Fórum agora irá analisar e testar.
“Essas tecnologias serão avaliadas tanto do ponto de vista técnico quanto de mercado e de propriedade intelectual”, explicou Fausto em entrevista à Revista da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão). “Com base nessa avaliação, o Fórum SBTVD deve recomendar ao Ministério das Comunicações um conjunto de tecnologias para adoção na próxima geração de TV Digital Terrestre no Brasil”.
O coordenador revelou que a intenção é que todo o processo seja transparente, com ampla divulgação das propostas e dos testes. Os estudos se dividem em 6 áreas: camada física (utilização dos canais), camada de transporte (integrando TV e internet), codificação de vídeo (para UHD e HDR), codificação de áudio (som imersivo e personalizável), Closed Caption (nova formatação de legendas) e codificação de aplicativos (que deverão substituir os atuais canais).
FONTE: Revista da SET
Temas relacionados:
Fórum SBTVD pede sugestões para TV 3.0 no Brasil
TVs Smart já são quase 100% do mercado brasileiro