A soundbar JBL BAR 5.1 Surround é descendente direta do modelo BAR 5.1 composto por caixas traseiras wireless (veja o teste aqui), uma das melhores soundbars do mercado nos últimos anos. A diferença é que a BAR 5.1 Surround é menor (cerca de 1m de comprimento), mais acessível e vem equipada com sete falantes para entregar áudio 5.1 canais. São cinco midrange de 2,25” de diâmetro e dois tweeters de 1,25” dispostos na frente e nas laterais da barra, que podem oferecer 25W RMS cada um (175W no total).
A trilha sonora chega aos ouvintes após os processamentos Dolby Digital 5.1 e MultiBeam – patente de surround panorâmico da Harman que promove reflexões nas paredes da sala, simulando a existência física de cinco caixas no ambiente. A barra tem design discreto em tom cinza escuro, que combina com a moldura da maioria das TVs. No topo, os botões usuais de STANDBY/ON, volume e fontes de sinal, sob uma membrana emborrachada que evita acúmulo de poeira.
CHROMECAST E AIRPLAY 2
Já na traseira, há somente uma entrada e uma saída HDMI do tipo ARC, para o retorno de áudio da TV, ambas permitindo a passagem de sinais 4K, HDR e Dolby Vision. Neste caso, o usuário deverá conectar na soundbar apenas uma fonte de sinal, e concentrar no TV todas as demais (receptor de TV paga, videogame, player Blu-ray ou de streaming e Apple TV, por exemplo).
Para quem possui todas essas fontes, o ideal é adquirir um receiver, não uma soundbar.
A BAR 5.1 Surround traz ainda entradas óptica e Ethernet, esta para uso em redes cabeadas e sem serventia numa conexão Wi-Fi. Nesta, a soundbar JBL também reproduz áudio através dos protocolos Chromecast e Apple AirPlay 2 embutidos. Comum em quase todas as soundbars, a comunicação Bluetooth facilita a transmissão de música ou podcasts a partir de qualquer celular ou notebook em um mesmo ambiente.
SUBWOOFER DE 10”
Acompanha a soundbar BAR 5.1 um subwoofer sem fio, com gabinete robusto de duto traseiro (bass-reflex) e woofer de 10” voltado para o piso, alimentado por amplificador interno de 150W. Como esse subwoofer foi projetado para trabalhar em conjunto com a soundbar, não possui botões de crossover e de volume, mas é possível optar entre cinco níveis de ganho pelo controle remoto. Se a barra estiver ligada, basta plugar o sub na tomada para que o pareamento seja automático e em menos de cinco segundos o sistema funcione sem necessidade de cabo de áudio.
AVALIAÇÃO
Ficamos com a BAR 5.1 Surround em testes durante vários meses, e o que mais nos agradou foi a sensação de envolvimento para reproduzir trilhas de filmes, séries e até música como som ambiente (via Chromecast). Em filmes como X-Men – Fênix Negra (Blu-ray) e Jurassic World – Reino Ameaçado (Prime Video), conhecemos o melhor desempenho do conjunto em impacto e ataque, e raras vezes foi necessário chegar perto do volume máximo (nível 32).
Tanto nas sequências de ação dos mutantes (em especial a do confronto dentro do trem) quanto do motim dos dinossauros, a pressão sonora foi suficiente para nossa sala de 20m2.
Um demérito desta e da maioria das soundbars é a reprodução um pouco tímida dos diálogos; quando os super-heróis se comunicavam durante as cenas de ação, era preciso elevar o volume para que as vozes ficassem mais inteligíveis em meio à música e aos efeitos.
A liberdade de um subwoofer sem fio permite posicioná-lo mais perto do sofá, embora tecnicamente não seja o mais correto. Mas, com o sub da JBL, sentimos “na pele” não só o peso dos gigantes pré-históricos como os efeitos sonoros de tirar o fôlego. A BAR 5.1 Surround é um ótimo complemento para uma TV 4K de última geração.
FICHA TÉCNICAMODELO: Soundbar com subwoofer sem fio JBL BAR 5.1 Surround
|