Acaba de ser lançado nos EUA o primeiro serviço de streaming totalmente baseado em conteúdos 8K. A novidade é uma parceria entre a fabricante chinesa de TVs TCL, a plataforma de streaming Roku e a ONG The Explorers, sediada na França, que produz vídeos sobre natureza e meio ambiente em todo o mundo.
“Quando conhecemos o trabalho deles, decidimos criar este projeto para usar os incríveis conteúdos do The Explorers em nossas TVs 8K”, explica Aaron Dew, diretor da TCL America. O canal de streaming para acesso a esses conteúdos, que começa com mais de 40 horas de vídeos captados em 8K, já vem integrado nas TVs QLED da Série 6 (foto), que a TCL está lançando em alguns países.
Essas TVs utilizam o codec AV1, definido pelo grupo como o mais eficiente para streaming em 8K. Segundo a TCL, na comparação com o codec HEVC (High-Efficiency Video Coding) utilizado na maioria das TVs atuais, o AV1 mostrou maior poder de processamento, com workflow (fluxo de dados) quatro vezes mais alto.
Pelo canal de streaming, acessado através da plataforma Roku embutida nas TVs da série 6, o usuário poderá imagens 8K na frequência de 30fps (quadros por segundo) e em HDR10; a equipe do The Explorers está fazendo testes para introdução de padrões dinâmicos (HDR10+ e Dolby Vision).
Clique aqui para conhecer melhor a plataforma e a comunidade The Explorers em português. E para uma lista atualizada das TVs 8K já à venda no Brasil, consulte nosso Guia.
FONTE: 8K Association
Temas relacionados:
Samsung Q900 65”: como foi o teste da primeira TV 8K
Vendas mundiais de TVs 8K triplicam em um ano