Apesar de todas as ofertas de conteúdo online, a maioria dos brasileiros (87%) continua preferindo a televisão quando busca entretenimento. Esse é um dos dados da pesquisa divulgada na semana passada pela Kantar (antigo Ibope), maior instituto de pesquisas do país, que durante 30 dias analisou o comportamento do público diante das opções de mídia.
No entanto, a pesquisa indicou que vem aumentando expressivamente o acesso a conteúdos como streaming de vídeo: foram 71% das respostas, sendo que na faixa de 15 a 19 anos esse índice sobe para 84%. Redes sociais (66%), streaming de música (64%) e videogame (60%) vêm na sequência. “É um consumo intenso, com alta penetração em todos os meios, num ambiente crossmedia e híbrido”, comenta Melissa Vogel, CEO da Kantar no Brasil.
Segundo ela, grande parte dos consumidores se mantém permanentemente conectados, consumindo conteúdos em qualquer horário. A pesquisa indicou que a maioria (83%) utiliza o smartphone para acessar a internet, enquanto 65% dizem também usar o computador. Mas o acesso pelas smart TVs também vem crescendo: 49% entre os jovens de 15 a 19 anos, e 39% no público em geral.
O estudo mediu ainda o impacto da pandemia nas mudanças de hábito dos brasileiros. Aumentou o uso da tecnologia na faixa de 61 a 75 anos: 41% delas realizaram chamadas de vídeo em 2020, contra apenas 30% em 2019. Recursos como videoconferência, QR Code e acesso a conteúdos no formato video-on-demand foram utilizados pela primeira vez por boa parte da população nos últimos dois anos.
Esses impactos devem continuar em 2022, diz Vogel, já que as opções de entretenimento são inúmeras e o acesso pode ser feito por vários meios. “A migração entre uma plataforma e outra é muito orgânica. Ao longo do dia, transitamos entre plataformas o tempo todo, com muita intensidade”, conclui.
FONTE: Tela Viva
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