Duas semanas atrás, comentávamos aqui sobre a empresa californiana Framework, que teve a ideia de vender laptops remontados e também peças para que os próprios usuários montassem os seus. Pois vejam quem está lançando ideia parecida: simplesmente a Apple, a mais badalada e criativa empresa do setor.
Nesta quarta-feira, a empresa de Cupertino anunciou que em 2022 lançará o programa Self Service Repair para usuários de iPhones e Macs. Caso o aparelho com defeito esteja fora da garantia, o proprietário cadastrado no programa terá acesso às peças necessárias e às instruções da própria Apple para consertá-lo. Se preferir, receberá da empresa as orientações adequadas para usar os serviços de uma assistência técnica.
É bom lembrar que os aparelhos da Apple são considerados hoje entre os mais invioláveis. Não são poucos os técnicos que se recusam a abri-los, o que faz parte da aura criada ainda nos tempos de Steve Jobs. Claro, existem na internet centenas de oficinas oferecendo o serviço (e geralmente cobrando caro…), mas os verdadeiros fãs da maçã nem admitem entregar suas “joias” a quem não obedece estritamente as normas da empresa.
Nesta mesma quarta-feira, já encontrei nas redes usuários comentando que Steve Jobs, se estivesse aqui, jamais permitiria essa heresia. Pode ser, mas naquela época ninguém nem pensava em abrir um Apple porque os defeitos nunca apareciam. Os tempos mudaram. Nada se cria, tudo se copia.