Cinco meses após o início dos testes para implantação da TV 3.0 no Brasil, o Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre) divulgou nesta 4a feira os primeiros resultados. “Os resultados foram excelentes, confirmando que estamos na direção certa”, diz o coordenador do Módulo Técnico do Fórum, Luiz Fausto.
Os testes abrangeram 10 aspectos do sistema de deverá substituir o atual SBTVD, acrescentando inovações como resolução 4K/8K, HDR e áudio imersivo. Com conjunto com técnicos da Anatel e do Ministério das Comunicações, foram realizados testes de campo da Camada Física, com transmissões experimentais em vários pontos do país, e da Camada de Transporte, que além de transmissão via broadcast, através de antenas e receptores de TV, dá suporte também a streaming via internet banda larga.
Os técnicos testaram também a viabilidade da codificação VVC (Versatile Video Coding) para determinar o fluxo de dados (bit-rate) necessário à transmissão de sinal em tempo real, tanto em Full-HD quanto 4K e 8K, via broadcast e streaming. Foi avaliada ainda a transmissão de um segundo canal de vídeo para linguagem de sinais. Segundo o Fórum, a intenção é manter o suporte aos codecs H.264 e H.265 para distribuição de conteúdos pela internet.
Segundo Luiz Claudio Costa, presidente do Fórum SBTVD, essa foi a Fase 2 do Projeto TV 3.0. Na Fase 3, serão realizadas análises complementares para seleção da melhor tecnologia a ser utilizada na Camada Física, além de novos testes de codificação, transporte do sinal e aplicativos a serem adotados.
Na sequência, os resultados serão enviados à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que precisará homologá-los antes do envio ao Ministério das Comunicações para aprovação final. Para mais detalhes, visite o site oficial do Fórum
FONTE: Fórum SBTVD
Temas relacionados:
Fórum SBTVD quer definir TV 3.0 no Brasil ainda este ano
HDMI Forum cria certificações para cabos 4K e 8K