A popularização das smart speakers – caixas acústicas compactas que se comunicam sem fio (via Bluetooth) – está impulsionando o mercado mundial de áudio doméstico. O produto já representa 40,2% das vendas de todo o segmento, e a tendência é continuar nesse ritmo.
Essas são algumas conclusões do estudo “Global Home Audio Equipment Industry”, divulgado na semana passada pela consultoria Report Linker, baseada na França. Com dados dos fabricantes e de entidades ligadas à indústria e ao varejo, os pesquisadores elaboraram o relatório apontando as tendências do mercado de áudio para os próximos cinco anos.
Segundo o estudo, o mercado mundial de produtos de áudio – incluindo caixas acústicas, players, receivers, amplificadores, fones de ouvido e acessórios – somou US$ 28,5 bilhões em 2020 e cresceu aproximadamente 10% em 2021. Para os próximos cinco anos, a previsão é de crescimento médio de 9,6% a cada ano, chegando a US$ US$ 49,9 bilhões em 2026.
O segmento de home theater, com expansão média de 6,5% ao ano, chegará a US$ 15.1 bilhões em 2026, ou cerca de um terço do total. Nesse segmento, a pesquisa incluiu as soundbars, que ao lado das smart speakers são atualmente o item de áudio mais vendido.
Para ver os detalhes da pesquisa (em inglês), acesse este link.
FONTE: Report Linker
Temas relacionados:
Harman apresenta na CES a evolução das smart speakers
Vídeo: caixas acústicas sem fio, combinando com a decoração
Caixas acústicas: veja onde colocar cada uma
Pesquisa reforça impacto das caixas smart durante a pandemia