Ainda enfrentando os problemas da pandemia, o mercado de eletroeletrônicos conseguiu faturar mais (9,1%) no ano passado, mesmo tendo vendido menos unidades. Essa é a principal conclusão da nova pesquisa GfK sobre o comportamento do consumidor brasileiro, que analisou os números tanto nas lojas tradicionais quanto no e-commerce.
As lojas online foram o destaque do ano, com crescimento de 23,5% contra queda de 0,4% do varejo físico. Entre as categorias analisadas pela pesquisa, o item Informática foi o que vendeu mais: 24,6% de crescimento sobre 2020, seguido por Linha Branca (12,5%) e Portáteis (12,3%).
A pesquisa aponta também os dados de volume de vendas (por unidade), em que o mercado caiu 6% sobre o registrado em 2020. Em quantidade de itens vendidos, o varejo online cresceu 13,5%, mas isso não foi suficiente para ampliar o volume do setor como um todo, já que a queda nas lojas físicas foi de 16,1%.
Na categoria Eletrônicos (que inclui TVs e aparelhos de áudio), o volume de vendas em 2021 caiu 15%, sendo 21,7% no varejo tradicional e 3,5% no online. Já o faturamento das lojas virtuais aumentou 10,4%, enquanto nas físicas caiu 7,4%, resultando numa queda geral de 0,9% no ano.
Segundo o diretor de varejo da GfK, Fernando Baialuna, a explicação é que, em 2020 (início da pandemia), o consumidor brasileiro investiu mais no lar como local para trabalhar, estudar e se divertir: “Ele foi em busca de se equipar para dar conta dessa mudança, e manteve o objetivo em 2021, só que em menor escala, com foco itens menores como os portáteis”.
Outro detalhe indicado pela pesquisa: cresceram muito as vendas de monitores em 2021: 76,9% de aumento no faturamento e 44,8% na quantidade. Nas lojas físicas, a expansão dessa categoria foi ainda mais expressiva: 111,8% a mais no faturamento, comparado com 2020.
FONTE: GfK
Temas relacionados:
Como distinguir entre imagens 4K e 8K nos TVs
Maioria dos brasileiros ainda prefere TV à internet, diz pesquisa
Pesquisa mundial indica crescimento do mercado Smart Home
Pesquisa confirma crescimento das TVs de tela grande no Brasil