TVs são sempre as estrelas da sala. Não é à tôa que, na hora de escolher a TV nova, muita gente dá mais atenção ao design do que à qualidade da imagem – até porque em hoje em dia é difícil distinguir diferenças de qualidade entre as principais marcas.
Se você é daqueles que valoriza a beleza da TV até quando está desligada, este é o roteiro interessante para ajudar na escolha de sua próxima aquisição. Pesquisamos as inovações mais recentes para montar a lista de sugestões abaixo.
Uma das mais interessantes dos últimos anos foi a possibilidade de inserir imagens ilustrativas – cenas de viagens, encontros de família ou até pinturas famosas – na tela quando a TV não está em uso. É o que a Samsung chama de “Modo Ambiente”, por exemplo, e que a LG prefere identificar como “Gallery”.
Você pode transferir para a TV uma foto pessoal, que ficará exposta quando ninguém estiver assistindo. Como boa parte das TVs atuais têm tela ultrafina e podem ser penduradas na parede, o efeito é o de um quadro artístico – daí por que os fabricantes oferecem dezenas de opções em obras de arte para serem exibidas dessa forma.
O usuário pode também fotografar a parede por trás da TV e transferir essa imagem para a tela, criando uma ambientação personalizada como se a TV não estivesse ali. Muitos adoram.
Temos também diversas inovações no próprio design dos aparelhos, seja com revestimentos metálicos, bases estilizadas ou a chamada “borda infinita”, em que a imagem ocupa toda a superfície de vidro.
Uma ideia interessante da Samsung foi criar a linha lifestyle, com os modelos The Serif, The Frame e The Sero – esta é a única TV do mercado que pode ser girada para ficar na vertical, ideia interessante para quem não abre mão de navegar pelas redes sociais enquanto assiste TV.
SAMSUNG LED CRYSTAL – Tem borda fina e apenas 2,6cm de espessura, ótimo para instalar na parede. Recomenda-se usar o suporte ultrafino Slim Mount, da própria Samsung (vendido à parte). As canaletas na traseira da TV servem para ocultar os cabos, embora não evitem que eles apareçam. Tamanhos de 50”, 55”, 65”, 75” a 85”.
LG OLED Evo – Além de ser uma das melhores TVs do momento, esta finíssima (1,9cm) obra de arte vem com dois tipos de suporte: um convencional, de parede, e um elegante tripé metálico para quem preferir a montagem no piso. Não vem com suporte de mesa. Disponível somente em 65”.
MINILED – Essa é uma tecnologia recente que aprimora muito o desempenho das TVs baseadas em LCD. Os leds internos são até 40X menores e com brilho muito mais intenso, além do painel ser mais fino. Com isso, podem ser usadas tranquilamente durante o dia sem prejuízo da imagem. Os minileds podem ser encontrados nas linhas LG QNED e Samsung Neo QLED, além da TCL C825, em tamanhos a partir de 65”.
LG NANOCELL Nano95 – Esta é uma das TVs 8K à venda no Brasil, o que significa que possui processador mais avançado, entrada HDMI 2.1 e mais recursos para games. Como as QLED da Samsung, utiliza painel interno de pontos quânticos para melhorar contraste e reprodução de cores. Com 8K, consegue-se enxergar os detalhes da imagem mesmo a distância. Disponível em 55”, 65” e 75”.
NA BASE DO CHARME – A base das TVs montadas sobre móveis é um detalhe que sempre chama atenção. Dependendo do modelo, esse item apresenta acabamento mais refinado, como nesta NEO QLED QN900A, de 85”, da SAMSUNG.
TV COM SOUNDBAR – A TCL é a única marca que mantém em linha uma TV com soundbar acoplada. É esta gigante (75”) de resolução 8K lançada no final de 2020 e encontrada em poucas lojas. A vantagem é que a soundbar é de alto padrão, da japonesa Onkyo, já com processador Dolby Atmos. Os outros fabricantes preferem fornecer linhas de soundbar separadas para seus vários modelos de TV.
SAMSUNG QLED THE FRAME – Esta é uma TV de 2,5cm totalmente pensada para montagem na parede e, assim, poupar espaço na sala (o suporte já vem junto). O usuário pode escolher a moldura que fica melhor em sua sala. Para economizar espaço, há apenas um cabo, bem discreto, ligando a TV ao módulo de conexões (One Connect). Tamanhos: 32”, 43”, 50”, 55”, 65” e 75”.
LG LED ALL-IN-ONE 136” – Painéis de LED como este vêm ganhando adeptos pelo mundo. São montados em módulos sem borda, resultando num impacto que corresponde a quatro TVs de 55” somadas. Além do tamanho, uma vantagem é que a imagem de altíssimo brilho não sofre com a entrada de luz, podendo ser usada a qualquer hora. A própria LG cuida da instalação.
Veja mais opções no Guia de TVs 4K e 8K
(c) HOME THEATER & CASA DIGITAL
Temas relacionados:
TV Samsung The Frame tem tamanhos de 32 até 75 polegadas
Confira em detalhes o teste da TV OLED Evo de 65”