Através de uma parceria com a Sony, a TV Cultura de São Paulo iniciou testes com a câmera Cine Alta VENICE 2 (foto), primeira do mercado profissional que consegue captar imagens em resolução 8K. Segundo a emissora, os testes fazem parte do processo de inovação iniciado em 2019, que também inclui a utilização de equipamentos de áudio Dolby Atmos em transmissões experimentais.
“A qualidade melhora muito”, explica o diretor de Engenharia da TV Cultura, Nelson Faria, que durante muitos anos ocupou o mesmo cargo na Rede Globo. “Mesmo sabendo que só conseguimos hoje transmitir em HD, a experiência está mostrando que a textura das imagens é muito superior, assim como o nível de áudio”.
Faria revela que a emissora já grava parte de seus programas em 4K, o que representa boa melhoria quando o conteúdo vai ao ar. “Agora, estamos gravando também em 8K a 24fps (quadros por segundo), que é uma textura de cinema. A imagem fica mesmo parecendo cinema. Ainda é uma fase de experiências, por isso não estamos exibindo esses conteúdos”.
As imagens captadas em 8K são de pontos turísticos da cidade de São Paulo, como MASP, Museu do Ipiranga etc., e serão usadas em videoclipes promocionais da emissora. Durante os desfiles de carnaval, no final de abril, também serão gravadas imagens no sambódromo. “Podemos gravar em 8K e depois fazer a conversão para HD”, continua Faria. “A diferença é sensível. A sensação é de que as transições são mais suaves. Hoje, fora do Brasil as séries de streaming já estão sendo produzidas dessa forma. E o telespectador percebe a diferença quando compara as imagens, por exemplo, com conteúdos jornalísticos”.
A câmera Cine Alta VENICE 2 pode gravar nas resoluções 8K (8.640 x 5.760 pixels) e 6K (6.048 x 4.032), utilizando um sensor full-frame de 36x24mm desenvolvido para cinema.
A Cultura também fez parceria com a alemã Sennheiser para utilizar em seus testes a soundbar Ambeo, que tem 13 alto-falantes e processadores Dolby Atmos e DTS:X (detalhes aqui).
Na próxima semana, a emissora apresenta essas e outras novidades tecnológicas num evento em São Paulo.
FONTE: TV Cultura (com informações da SET News)
Temas relacionados:
TV Cultura adota Dolby Atmos na rede aberta
Dicas para você decidir: o que é melhor, soundbar ou receiver?