O aumento no custo dos componentes industriais e o otimismo com as perspectivas dos mercados consumidores estão levando os fabricantes de painéis de vídeo a elevar seus preços finais. Os dados constam de relatório da consultoria americana TrendForce, divulgados em março, quando grande parte dos países iniciaram o processo de retomada das atividades pós-pandemia.
Segundo a pesquisa, a volta dos eventos ao vivo e o aumento nas taxas de pessoas vacinadas são vistos como aspectos animadores para o desenvolvimento do mercado de displays. Ao mesmo tempo, desde o ano passado vêm subindo os custos de componentes e matérias primeiras essenciais à produção de displays, como leds, drivers IC e placas de circuitos.
A empresa distribuiu relatório analisando o momento do mercado mundial nos seus dois principais segmentos: displays indoor e outdoor:
Indoor: a demanda por produtos de alta resolução com capacidade de processamento de sinais HDR tem contribuído para estabilizar as vendas de videowalls em verticais como salas corporativas, educação, cinemas, produção de eventos e também na área residencial. O estudo chama a atenção para as salas de controle, que em alguns países contam com incentivos fiscais. E ressalta ainda o emergente segmento de displays transparentes, com grande apelo em shoppings e espaços comerciais em geral.
Outdoor: também com incentivos governamentais em alguns territórios, o segmento de sinalização digital deve continuar crescendo forte este ano. Em particular as aplicações que envolvem baixo pixel-pitch, agora utilizados em larga escala em publicidade de rua e coberturas de ônibus e trens. Em algumas grandes cidades, já é comum encontrar painéis de vídeo 3D com imagens HDR de alto realismo, o que contribui para mudar as paisagens urbanas e atrair a atenção dos transeuntes.
Fine Pitch: cada vez mais atrativo
O segmento de videowalls foi um dos mais afetados pela pandemia, mas segundo a TrendForce isso foi largamente compensado pela expansão das soluções all-in-one na salas corporativas e salas de aula. Além disso, cresceram significativamente as aplicações de produção virtual de eventos, também ideal para esse tipo de equipamento.
Os pesquisadores destacam ainda a emergência das soluções Ultra Fine Pitch, com módulos de pixel-pitch abaixo de 1mm (≤P1.0). São painéis de altíssima resolução, indicados também para home theater e sistemas de segurança/monitoramento. A consultoria estima que até 2025 essa categoria de produto terá crescimento médio anual de 27% em vendas.
A tendência dos painéis All-in-One
As soluções AIO estão entre as que o mercado em geral mais aposta daqui por diante. São produtos padronizados, entregues já com a estrutura de controle e integração com as fontes de sinal. A espessura dos painéis varia de 3 a 5cm, com os fabricantes enfatizando a facilidade de montagem no próprio local de instalação – o procedimento leva de uma a duas horas, apenas.
Displays All-in-One podem ser encomendados em tamanhos que variam entre 110 e 220 polegadas, com resolução Full-HD e pixel-pitch P1.2 a P2.5. Podem ainda ser montados no piso, em suporte de parede ou portátil. São utilizados primordialmente em salas de reunião, conferências, feiras, mas também se adaptam a espaços educacionais, salas de controle, eSports e até mesmo home theater.