Mais uma pesquisa mundial revela o potencial da tecnologia MicroLED para os próximos anos. A consultoria americana Allied Market Research divulgou estudo cobrindo toda esta década, constatando que até 2030 o segmento terá expansão média de 77% ao ano.
O relatório, sob o título “Micro-LED Display Market” analisa todos os formatos de tela MicroLED, as aplicações para esses painéis (inclusive em smartphones e tablets) e também as diversas verticais que podem se beneficiar: eletrônicos de consumo, entretenimento, automotivo, esportes, varejo, eventos, governos etc.
De acordo com essa análise, os principais fatores que promovem demanda para os painéis MicroLED são o altíssimo brilho das telas, com consumo de energia mais baixo que as outras tecnologias, e a preferência crescente por telas de alto impacto. No entanto, o estudo também ressalva que o alto custo de produção dos paineis, restringe as oportunidades de crescimento.
Analisando o cenário pós-Covid, os pesquisadores da Allied apontaram a situação de momento e as perspectivas ao longo da década:
*Fábricas e linhas de montagem de displays e semicondutores, especialmente na China, vêm sofrendo com interrupções e até medidas de lockdown devido ao ressurgimento do vírus. As cadeias de fornecimento não estão conseguindo funcionar regularmente, inclusive devido à falta de mão-de-obra disponível na maioria dos países.
*Caiu muito a demanda em setores considerados grandes consumidores de displays, como indústria e varejo, devido ao lockdown. A demanda deve ser retomada assim que os países forem liberando suas atividades.
*Houve também impacto no segmento MicroLED devido à redução nos investimentos em mídia e publicidade e ao cancelamento de alguns projetos.
Telas gigantes devem liderar retomada
O segmento de telas maiores (Large-Scale) deverá manter sua posição de liderança no processo de retomada do setor ao longo desta década. Esses equipamentos representaram a maior fatia do faturamento da indústria em 2020, com quase metade das vendas globais. Essa situação tende a se manter nos próximos anos.
Esses painéis têm aplicação em atividades como salas de controle, estádios e outros espaços públicos, com benefícios como menor consumo de energia, alto contraste e alto brilho. A partir de 2021, a projeção é que o segmento MicroLED crescerá, em média, 84,9% ao ano até 2030.
Perspectivas no segmento de consumo
Aproximadamente um quinto do mercado global de MicroLED em 2020 foi destinado ao segmento de eletrônicos de consumo. Essa tendência se manteve em 2021 e é estimado que continue ao longo da década. Os pesquisadores atribuem à alta demanda por TVs, câmeras digitais, computadores, consoles de videogame, smartphones e outros aparelhos.
Outra categoria com forte potencial é a de displays para uso em esportes e entretenimento, com previsão de 82,5% de crescimento ao ano até 2030.