Um painel LED é composto de vários módulos contendo os pixels que formam a imagem. É como se fossem várias TVs empilhadas e comandadas por um software que controla os sinais para exibir tudo em tamanho gigante, numa tela única. Apenas como referência: quatro monitores de 50 polegadas não formam uma tela de 200”, mas de aproximadamente 100”.
Quanto maior a tela, aumenta também a complexidade da montagem, já que serão usados mais módulos. Num painel LED, os módulos podem ter entre 20” e 40”; para uso em home theater e outras aplicações de curta distância, os módulos não têm borda; com isso, basta encostar um no outro para o usuário ter a percepção de uma “TV gigante”.
Em instalações comerciais – shoppings, aeroportos, arenas – podem ser usados módulos maiores e com borda, já que a intersecção entre eles não irá atrapalhar a visualização a distância.
Os principais fabricantes de painéis trabalham em parceria com distribuidores e/ou integradores especializados, pois a definição do tipo exato de painel para cada ambiente exige muito estudo. São considerados o tamanho do espaço, a iluminação existente, a infraestrutura da casa ou apartamento e o tipo de conteúdo a ser exibido.
Definido o modelo a ser instalado, o produto é encomendado ao fabricante, que irá entregar a quantidade de módulos necessária – geralmente com alguns módulos adicionais, “de reserva”. Uma equipe do fabricante irá acompanhar o trabalho do integrador.
Os módulos vêm com suportes de apoio e conectores padronizados visando um encaixe perfeito; em modelos mais refinados, nem há conectores físicos: o próprio encaixe já atua na transmissão dos sinais. Essa padronização garante o alinhamento dos módulos para produzir imagens sem falhas, como numa TV comum.
Os módulos são comandados por uma caixa controladora, geralmente posicionada atrás, que concentra todas as conexões às fontes de sinal. Alguns painéis vêm com alto-falantes internos, também comandados pela controladora, que é acionada via controle remoto.
Uma grande vantagem desse modo de montagem é que, caso algum módulo apresente falha, não será preciso remover o painel do local. O reparo consistirá apenas na trocar daquele módulo específico, o que pode ser feito em alguns minutos. Com o novo módulo, o painel volta a funcionar normalmente.