Menos de uma semana após a Onkyo entrar com pedido de falência no Japão, o grupo americano VOXX anunciou nesta quinta-feira que a decisão não altera seus planos. Em joint-venture com a Sharp (hoje pertencente à chinesa HonHai), o VOXX adquiriu em setembro passado as marcas Onkyo e Integra, pertencentes ao OHE (Onkyo Home Entertainment), grupo sediado em Osaka e que vem há anos enfrentando dificuldades financeiras.
Em comunicado, Paul Jacobs, CEO do VOXX, comentou que a demanda pelas duas marcas vem sendo alta e que está em negociação com a Sharp para aumentar a produção. “Temos grandes planos para a Onkyo e também nossas outras marcas e acreditamos poder dobrar as vendas a curto prazo”, diz o texto.
Na verdade, o grupo americano quis passar ao mercado notícias mais animadoras, após o impacto causado pelo pedido de falência. Fundado em 1987 para suceder a antiga Audiovox, o VOXX cresceu nos últimos 15 anos com uma política de adquirir marcas falidas ou com problemas financeiros. Foi assim com marcas como RCA, Klipsch e Jamo; a compra da Onkyo/Integra custou apenas US$ 30 milhões.
O acordo inicial com a Onkyo era somente para cuidar da distribuição da marca na América do Norte. Com as dificuldades no Japão, Sharp e VOXX (este através de sua subsidiária PAC – Premium Audio Company) decidiram adquirir toda a divisão de áudio da Onkyo, com a Sharp assumindo a produção na China.
No comunicado, o VOXX indica que as receitas com a marca Onkyo subiram de US$ 13,7 milhões em 2021 para US$ 59,4 milhões no ano fiscal encerrado em abril último. Mas não informa quanto desse total se refere ao mercado americano e qual a participação dos outros países, onde a Onkyo vem perdendo espaço. Desde 2020, a marca não tem mais distribuidor oficial no Brasil.
FONTE: Business Wire
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