Representado oficialmente pela distribuidora Discabos, o padrão KNX de conexões de automação entra em nova fase no mercado brasileiro. Em setembro de 2021, a empresa inaugurou um centro de treinamento certificado pela KNX Association, consórcio de empresas com sede na Bélgica que comanda o uso desse padrão em todo o mundo.
Desde então, mais de 20 profissionais brasileiros já foram certificados por esse centro de treinamento, após concluírem o curso de introdução às normas e especificações do KNX. “São cursos presenciais, com aulas práticas e teóricas”, explica Francisco Pereira, coordenador técnico da Discabos. A empresa distribui no Brasil duas marcas que adotam o padrão: a chinesa ATEN e a italiana Eelectron.
“KNX é um protocolo universal, utilizado por mais de 500 empresas em todo o mundo”, acrescenta Pereira. “Isso significa maior flexibilidade e também confiabilidade para o usuário, que pode utilizar em seu projeto produtos de marcas diferentes e, caso um deles dê problema, trocar por outra marca compatível”.
No Brasil, o padrão KNX é adotado por marcas como Siemens, Finder, ABB e Nice. Durante o evento KNX Days, realizado semana passada em São Paulo, algumas delas apresentaram novos produtos voltados aos segmentos residencial e corporativo, quem devem estar à venda nas próximas semanas.
Os treinamentos KNX organizados pela Discabos são voltados a qualquer profissional que tenha bons conhecimentos sobre instalações elétricas ou automação residencial ou predial. Os cursos, sob o comando de William Caetano, tutor oficial da KNX no Brasil, duram 5 dias inteiros e ao final os participantes devem fazer provas teórica e prática para obter o certificado emitido pela KNX Association (para mais detalhes sobre os cursos, clique aqui).
Para saber mais sobre as novidades do mercado de automação, visite o hot site Smart Home).
FONTE: Discabos
Temas relacionados:KNX e o mercado de automação predial no Brasil
Módulo sem fio integra aparelhos AV à automação