Uma pesquisa da CTA (Consumer Technology Association), que reúne a maioria dos fabricantes de eletrônicos, indicou que este ano as vendas de TVs 8K no mercado americano subirão 70% em relação a 2021. Divulgada na semana passada, a pesquisa – baseada em números dos fabricantes e do varejo – estima que em 2023 esse segmento irá crescer mais ainda, algo em torno de 200%.
Segundo Rick Kowalski, diretor de pesquisas da CTA, o segmento de TVs premium vem sendo menos afetado pela crise internacional, que está provocando inflação e falta de produtos em várias regiões. Embora o estudo não mencione marcas, o executivo afirmou que os principais fabricantes – Samsung, LG, TCL, Sony – têm obtido bons resultados com suas TVs mais avançadas.
Um dos exemplos apontados é a categoria de TVs OLED, que no geral tem preços de 20% a 30% mais altos. As vendas dessas TVs tiveram aumento de 20% em 2021, e a previsão para este ano é de 33%; para 2023, a estimativa da indústria é de crescer outros 58%.
Já no segmento 8K, onde imperam as TVs QLED e MiniLED, a expansão nas vendas decorre também da intensa procura por telas de tamanho maior. Embora as vendas de TVs em geral tenham caído 6% nos EUA em 2021, e a estimativa para este ano seja de 15% menos, no segmento premium está acontecendo o inverso, diz Kowalski.
“Estamos aos poucos voltando à normalidade anterior à pandemia”, explicou o diretor da CTA. “Houve grande aumento na demanda em 2020, o que fez os preços subirem muito, mas agora já vemos os preços caindo e as promoções voltando no varejo”.
Clique para consultar nosso Guia de TVs 4K e 8K.
FONTE: 8K Association
Temas relacionados:
Vídeo: veja o teste da super TV Samsung 8K Neo QLED de 65″
Teste: TV 8K LG Nanocell 65”: mais riqueza nas cores