Confirmando uma tendência que se mantém há pelo menos quatro anos, o mercado de TV paga no Brasil perdeu mais 167 mil assinantes em julho. No final do segundo trimestre (junho), a Anatel tinha registrados 13,139 milhões de domicílios com assinatura, número já bem inferior ao do mesmo período de 2021: 13,910 milhões; em julho, eram 12,971 milhões, ou seja, a queda no total foi de 6,7%.
Segundo os dados divulgados nesta 2a feira pela Anatel, o segmento DTH (TV via satélite) continua sendo majoritário no país, com participação de 51,3% em julho de 2022 (6,653 milhões de domicílios); os serviços de TV via cabo estão em 38,4% das residências, enquanto a modalidade FTTH (fibra óptica) atende 10,3% das famílias (em 2019, a fibra estava presente apenas em 5,1% domicílios).
Mesmo a fibra, porém, perdeu cerca de 15 mil clientes em julho último. Em 2021, essa modalidade – que só está disponível nos grandes centros urbanos – havia ganho 244 mil novos assinantes.
Entre as operadoras, a Anatel informou que a Claro continua liderando o mercado de TV paga, com 42,5% de market-share em julho. A Sky vem a seguir com 32%, com Oi em terceiro (14,5%) e Vivo em quarto (7,8%). Claro e Vivo perderam participação desde 2021, enquanto Sky e Oi cresceram
A operadora mexicana, que havia fechado 2021 com 6,05 milhões de assinantes, atendia em julho um total de 5,513 milhões de domicílios, enquanto a Sky – hoje pertencente à argentina Vrio – tinha 4,108 milhões em dezembro passado e em julho chegou a 4,157 milhões de clientes cadastrados na Anatel.
FONTE: Anatel
Temas relacionados:
Anatel acusa Mercado Livre de vender produtos piratas
Fórum SBTVD divulga testes da TV 3.0 no Brasil