A CSA (Connectivity Standards Alliance), entidade que reúne mais de 550 empresas de tecnologia, anunciou que deu início oficialmente aos testes para lançamento de produtos com o padrão Matter de conexão sem fio.
Esse padrão permitirá a interconexão de dispositivos de qualquer marca, independente do protocolo utilizado, para integração em qualquer rede sem fio. A especificação Matter 1.0, que acaba de ser comunicada aos fabricantes e desenvolvedores de software e aplicativos, servirá de base para a produção de novos aparelhos que atendam a todas as funções de uma casa inteligente.
“Matter é resultado de um esforço conjunto para simplificar a conectividade dos dispositivos”, diz o presidente da CSA, Tobin Richardson. “Este é o primeiro passo da indústria para tornar automação e Internet das Coisas mais simples, seguras e confiáveis, não importando quem seja o usuário nem onde ele vive”.
Como parte desta primeira fase de implantação do padrão Matter, foram autorizados testes de laboratório visando à certificação de produtos – detalhe obrigatório para os futuros lançamentos. Fabricantes e desenvolvedores agora têm acesso às especificações e ferramentas necessárias, além de um SDK (Software Development Kit), pacote de código aberto que serve como referência.
Segundo a CSA, mais de 280 empresas – incluindo Amazon, Apple, Google e Samsung – participaram do desenvolvimento do Matter. Elas ofereceram pessoal técnico, apoio financeiro, acesso a patentes e protocolos de segurança para chegar às especificações agora divulgadas.
O programa de certificação será conduzido com oito laboratórios espalhados pelo mundo, que estão habilitados a testar não apenas dispositivos Matter, mas também que usem os padrões Wi-Fi e Thread. Este último é considerado atualmente o mais avançado em termos de segurança de rede. A ideia é que os produtos certificados sejam compatíveis com os três padrões.
FONTE: CSA
Temas relacionados:
Google prepara primeira leva de produtos com padrão Matter
Como funciona uma casa toda comandada pelo assistente Alexa