Quando se pensa em um sistema de som ambiente, seja para residência ou escritório, é fundamental decidir quantas zonas (áreas) deverão ser sonorizadas. Além disso, o projeto deve prever o nível de potência que alimentará as caixas e como será o controle do equipamento e da reprodução musical nesses espaços.
Um amplificador dedicado para multiroom é quase sempre a melhor escolha para quem prioriza desempenho de áudio, além de flexibilidade nos ajustes. Se possível, recomenda-se que seja atualizado em termos de conectividade, como a de rede IP, podendo ser comandado a partir de smartphone ou tablet.
É nesse sentido que a linha de amplificadores digitais multiroom da AAT (Advanced Audio Technologies) se destaca no mercado, concorrendo com marcas internacionais. Recebemos da fabricante paulista o PMR-12, top da linha multiroom, para 6 zonas em estéreo, sendo 50W em cada um dos 12 canais.
Esse amplificador possui entradas para seis fontes de sinal e traz dois players de streaming embutidos, além de poder ser controlado por aplicativos Android ou iOS (veja aqui o teste do PMR-4, de 4 zonas)
MAIOR RESERVA DE ENERGIA
Pesando 11kg, o PMR-12 é um amplificador de chassi rígido, com um parrudo transformador toroidal interno para maior reserva de energia (DC). Isso é raro encontrar em amplificadores Classe D. Trata-se de um trafo em formato anel que costuma oferecer baixa irradiação de campo magnético, evitando que circuitos analógicos e digitais sensíveis sejam afetados com interferências (ruídos).
O painel limpo e bem acabado do PMR-12, em aço escovado, apresenta display TFT de backlight azul (com brilho ajustável ou desligado), botão giratório multifunção e três leds de status.
Mas é na traseira que esse amplificador multiroom mostra ser um dos mais versáteis. A começar pelos bornes para 12 caixas acústicas – ou mais, se associadas em série ou paralelo (importante ver na ficha técnica a compatibilidade de impedâncias com as caixas). A instalação deve ser feita por um integrador especializado, a fim de evitar que o aparelho entre em modo de proteção e se desligue ou danifique.
Para reforçar a alimentação em todas as seis zonas, há saídas (PRÉ) para amplificadores e também subwoofers. E são seis opções de entradas, entre digitais e analógicas, para fontes como players, TVs, conversores etc.
WI-FI PARA 2 STREAMINGS SIMULTÂNEOS
E agora o diferencial: dois players de streaming Wi-Fi já integrados. O PMR-12 é o primeiro amplificador multiroom no Brasil a permitir reprodução e distribuição de dois streamings simultâneos, seja a partir de serviços de música na internet ou servidores domésticos.
É possível transmitir música ao amplificador com dois dispositivos iOS ao mesmo tempo, via AirPlay, para ser distribuída em determinados espaços da casa. Ou dois celulares (Android ou iOS) gerenciando a transmissão de música, inclusive em formatos FLAC ou WAV de alta resolução, armazenadas em um computador conectado à rede.
Para comandar o PMR-12 é indispensável um cabo de rede (Cat-5); num sistema de automação, pode-se optar por cabos dos tipos serial (RS-232) ou infravermelho (o amplificador não tem controle remoto). Entrada e saída trigger possibilitam a ativar o amplificador e um outro equipamento externo via pulso 12V. A exemplo de outros amplificadores AAT, o PMR-12 tem proteção contra sobre-corrente, temperatura excessiva, curto-circuito, subtensão e sobretensão.
APLICATIVOS FACILITAM OS COMANDOS
Uma rápida leitura do manual foi necessária para instalar duas caixas bookshelf em modo Bridge (recebendo o dobro da potência por canal) e adicionar o amplificador AAT à rede Wi-Fi. Os botões WPS na traseira do aparelho ficam escondidos, mas precisam ser usados junto com o app AudioCast S, adotado por várias marcas, com instruções básicas que facilitam o processo.
Esse app traz o player com acesso às listas de reprodução nos serviços Tidal, Amazon Music, TuneIn e também em um PC ou servidor conectado à rede; o Spotify nem é preciso, pois seu software já permite transmitir música ao amplificador pelo protocolo Spotify Connect.
Outro app importante é o AAT PMR Amplifier Multiroom Control, que possibilita o chaveamento das fontes de sinal, incluindo os streamers, e o controle de som em cada zona, com ajustes de volume, balanço, graves e agudos (variação de -14 a +14dB). Além disso, pode-se renomear as entradas do amplificador e as zonas sonorizadas. O fabricante informa que é possível usar esses aplicativos para controlar até 16 aparelhos multiroom ao mesmo tempo.
Muitos desses ajustes individuais por zonas podem ser feitos através do painel do amplificador, pelo botão multifunção: volume (ou mute), escolha de entradas (fontes), balanço, graves e agudos. Um submenu com parâmetros avançados, voltado para instaladores, deve ser acessado por senha padrão (1, 2, 3 e 4) ou uma nova criada pelo usuário. Pode-se atenuar o ganho pré para cada zona, o modo de operação dos canais de amplificação (mono, estéreo ou bridge), as configurações de rede e atualizações de firmware, entre outras opções.
NOSSA AVALIAÇÃO
Para testar o PMR-12, configuramos as duas primeiras zonas da casa em modo bridge, com duas caixas bookshelf, cada uma recebendo 100W RMS contínuos, em reprodução dual mono. Nas demais zonas, usamos caixas compactas de marcas variadas e de embutir (teto) da própria AAT, conectadas em estéreo (50Wx2 por zona).
Em pouco tempo de audição com os ajustes de graves e agudos em flat (0dB), notamos um amplificador multiroom potente e linear, mesmo com todos os canais em operação.
Em composições de jazz, como Club Harlem (Rick Braun e Peter White) e The Good Life (Till Brönner), o PMR-12 entregava às caixas áudio detalhado e equilibrado em frequências. O amplificador AAT conduziu nossas bookshelf (88dB, 120W) a um alto nível de pressão sonora (raramente ultrapassando 75% do curso de volume) e sem distorções audíveis.
Ponto positivo para o recurso de Fade-In (aumento gradual do volume) do PMR-12, que nem todos os amplificadores multiroom oferecem.
Com playlists de pop e rock (Adele, Eric Clapton etc.) em volume mais baixo, bastou adicionar 4dB no controle de graves para continuar a ouvir batidas redondas nas bookshelf. Para fins de avaliação, usamos todos os canais com o volume em torno de 50% durante mais de oito horas por dia e verificamos que o amplificador trabalha estável com baixo consumo de energia.
Usamos muito os dois apps durante o streaming de música, e rapidamente nos acostumamos com sua interface intuitiva.
Se a ideia é ter um sistema multiroom de bom desempenho, com capacidades avançadas para controle por IP e streaming em seis ou mais ambientes, o amplificador PMR-12, da AAT, é uma ótima solução.
Alex dos Santos
FICHA TÉCNICA
MODELO: Amplificador AAT PMR-12 POTÊNCIA: 50Wx12 canais (600W RMS contínuos a 8 ohms distribuídos em 6 zonas); ou 100Wx6 a 8Ω (modo mono/Bridge) IMPEDÂNCIA: 4 a 16 ohms em estéreo; 8 a 32 ohms em mono/Bridge. ENTRADAS: 4 analógicas, 2 digitais (óptica ou coaxial) SAÍDAS: 6 estéreo analógicas (PRE OUT) e 6 mono (subwoofer) OUTRAS CONEXÕES: Wi-Fi (2), Ethernet, RS-232, IR, trigger 12V (entrada e saída). CONSUMO: 700W (máximo informado pelo fabricante); 39W (médio, 50% de volume em 12 canais acionados)* DIMENSÕES (L x A x P): 43 x 9,2 x 36cm PESO: 11kg GARANTIA: 1 ano PREÇO: Sob consulta FABRICANTE: www.aataudio.com.br * Aferido com wattímetro Kill-A-Watt. |