Com cerca de 40% a mais de área para expositores (1,4 milhão de metros quadrados), a edição 2023 da CES (antiga Consumer Electronics Show) será aberta nesta quinta-feira em Las Vegas. Os organizadores prevêem que mais de 100 mil visitantes passarão pelos oito espaços da cidade onde os cerca de 2.100 expositores estarão exibindo seus produtos.
Embora cada vez mais aberta a setores da indústria que apostam na inovação (como automobilístico, saúde, internet e segurança), a CES 2023 mantém seu foco principal nos segmentos de áudio, vídeo, comunicação móvel e automação residencial. Como já se tornou tradição, os maiores estandes serão os da Samsung, LG, Sony e TCL, demonstrando as mais recentes inovações em displays, equipamentos de som e inteligência artificial.
Alguns dos produtos a ser apresentados já surgiram nos últimos dias na forma de teasers em sites de tecnologia. A Samsung, por exemplo, antecipou a ampliação de sua linha de displays QD-OLED, que estreou na CES 2022. São TVs que unem leds orgânicos com película de pontos quânticos, sem necessidade de backlight. Lançados no ano passado somente em tamanhos de 55” e 65”, esses displays ganham agora versões de até 77 polegadas.
A gigante coreana também irá apresentar seus avanços no uso da tecnologia OLED, que até bem pouco tempo era exclusividade da rival LG. Uma das atrações em seu estande será a linha Flex Hybrid (foto acima), com telas em vários tamanhos que podem ser dobradas e/ou esticadas.
Essa também é uma aposta da LG, com suas linhas P-OLED (Plastic OLED), para uso comercial, e OLED Flex Form, de perfil tão fino que podem ser montadas sobre qualquer superfície, inclusive painéis de veículos. Outra atração da empresa serão as linhas ArtCool Gallery, com aparelhos de ar-condicionado em formato de telas finas para instalação em paredes.
Já no segmento de TVs, serão demonstradas novas linhas OLED C3, G3 e Z3, destacando versões para games com o recurso QMS (Quick Media Switching), que torna mais suaves as transições entre as fontes de sinal. E também os primeiros monitores OLED ultrawide (foto), de até 45 polegadas.
Além da área para expositores, a CES 2023 terá – já a partir desta quarta – uma intensa programação de eventos técnicos e de estudos de mercado, com palestras de executivos de setores variados representando empresas como BMW, AMD, Delta Airlines, Nasdaq e Stellantis.
O evento acontece de 5 a 8 de janeiro. Acompanhe aqui nossa cobertura online e cadastre-se para receber nossa newsletter HT Express, com as principais notícias de Las Vegas.