Dez anos depois de lançar sua primeira TV OLED (veja aqui), a LG está aproveitando a CES 2023 para mostrar as diversas potencialidades dessa tecnologia. Além de renovar sua linha de TVs para uso residencial, a empresa – maior fabricante mundial desse tipo de tela – levou a Las Vegas displays de tamanhos e formatos variados que podem chegar em breve ao mercado comercial.
Os destaques no estande da LG são as séries OLED evo C3, G3 (foto) e Z3, que a partir de meados do ano irão substituir os modelos lançados em 2022 – a série Z2 não foi lançada no Brasil (veja aqui o teste do modelo C2). Com o novo processador Alpha 9, de 6a geração, essas TVs produzem luminosidade até 70% superior a uma OLED convencional (recurso Brightness Booster Max).
Segundo o fabricante, o uso de algoritmos mais eficientes permite ajustes automáticos de imagem (AI Picture Pro), melhorando o upscaling para 4K, e som. Com o recurso AI Sound Pro, essas TVs utilizam falantes embutidos para produzir áudio imersivo virtual de até 9.1.2 canais. Como já se tornou padrão nas TVs da marca, são também compatíveis com áudio Dolby Atmos e vídeo Dolby Vision.
Entre os protótipos OLED exibidos no estande da LG, destaca-se a primeira tela OLED ultrawide, de 45”, voltada ao público gamer. Também estão em demonstração displays Flex Form, que podem ser dobrados, torcidos ou esticados sem prejuízo à qualidade de imagem. E o display P-OLED (Plastic OLED), que pode ser usado em lugar do vidro convencional, por exemplo, em painéis de veículos e outras aplicações de teas curvas e/ou ergonômicas.