Zero-Connect: assim foi apresentada na CES 2023 a nova TV OLED da LG (mod. M3), de 97 polegadas. Segundo o fabricante, é a primeira desse porte que não exige nenhum cabo para exibir belas imagens em 4K. Indicada ao prêmio Best of Innovation, essa TV ainda não tem data para ser lançada comercialmente.
O segredo está num módulo de conexões fornecido à parte, que pode ficar instalado até num cômodo diferente, já que se comunica com a TV por Wi-Fi. A caixinha Zero-Connect vem com vários conectores HDMI para receber todos os cabos das fontes de sinal, incluindo receptor de streaming, videogame, players etc. A aposta da LG é que esse tipo de produto atraia usuários que gostam de ambientes “limpos”, além de arquitetos e designers.
A caixa Zero-Connect também pode se comunicar, via Bluetooth, com soundbars e smart speakers, para ampliar o envolvimento sonoro da TV. Esta opera na frequência de 120Hz e – ainda segundo as especificações divulgadas – com alta taxa de transferência de dados. Utiliza um algoritmo que que identifica a fonte de sinal e localiza a melhor frequência disponível a cada momento, para uma transmissão mais fluida e estável.
Esse algoritmo de última geração é capaz ainda de identificar mudanças no ambiente, como o movimento de pessoas e pets, e ajustar o fluxo de sinal. O módulo Zero-Connect possui uma antena de alta sensibilidade que ajusta sua posição conforme a localização da TV, além de responder a comandos de voz.