A LG, maior fornecedora de painéis OLED do mundo, passou a oferecer no ano passado modelos de tamanho menor. É o caso da OLED42C2, de 42”, que apresenta praticamente as mesmas características de modelos maiores – 48”, 55”, 65”, 77” e 83” – da linha C2.
Trata-se de uma linha premium, que se destaca pelo painel Evo com brilho 20% mais alto que os paineis OLED de geração anterior, além de importantes recursos para games.
Qualquer adulto pode remover da embalagem a 42C2, de apenas 9kg, e instalar facilmente a base para instalação num móvel. Com espessura de 0,6cm nas extremidades, esse painel OLED é fixado a um gabinete de 4cm (ainda menor que as TVs LED).
É nesse gabinete que ficam a fonte de alimentação, processador, sintonizador de TV digital, dois pequenos falantes e placa de conexões.
A TV possui quatro HDMI 2.1 com transferência de dados mais rápida – até 48 Gigabits por segundo. Isso significa banda de sobra nessa TV com painel de 10-bit, permitindo reproduzir jogos de PC, PS5 ou Xbox Series X em 4K a 120Hz.
Além disso, a OLED C2 é compatível com formato de cores RGB Full 4:4:4 (mais sobre esse tema na ed. 318, que pode ser baixada aqui).
HDMI 2.1: SEM TRAVAMENTOS NOS JOGOS
As entradas HDMI 2.1 também suportam baixa latência (ALLM) na recepção dos jogos. E trabalham com taxas de atualização variável (VRR), para reduzir “engasgos” na tela e tornar mais suave a reprodução de quadros, com as tecnologias Nvidia G-Sync e AMD FreeSync.
O controle Smart Magic que acompanha a TV LG continua com sua função ponteiro (mouse), só que ganhou mais uma: Magic Tap, que permite transmitir para a TV o conteúdo de um smartphone. Basta aproximar o controle do celular, caso este tenha o recurso NFC.
Também encontramos no novo controle Smart Magic botões para os assistentes Google e Alexa. E basta dizer “Hi, LG” para ativar o recurso Hands-Free e comandar a TV sem o controle, usando a plataforma LG ThinQ AI.
Curiosamente, em nossa sala de testes esse recurso era acionado a todo instante enquanto conversávamos, ocasionando buscas desnecessárias; por isso, achamos melhor desabilitá-lo.
O controle tem ainda teclas para quatro serviços de streaming, mas permite salvar outras opções pelas teclas numéricas. As TVs LG também são compatíveis com HomeKit, plataforma de automação para usuários de produtos Apple.
E é possível ainda substituir o controle pelo app LG ThinQ, que exibe todas as funções na tela do celular. Mais: mostra os serviços acessados pelo usuário e comanda ar-condicionado e outros eletrodomésticos LG conectados à rede.
webOS, COM JOGOS EM NUVEM
O sistema operacional webOS 22 traz um hub de fácil navegação ocupando a tela inteira da TV OLED, onde exibe os apps baixados, sugestões de conteúdos e canais vistos com frequência. No Painel de Controle, pode-se comandar todos os dispositivos conectados à TV, inclusive eletrodomésticos.
É possível ainda conectar um servidor de mídia ou PC na rede, uma caixa acústica ou sistema de áudio que utilizem Bluetooth ou AirPlay.
O serviço de IPTV gratuito da LG conta com dezenas de canais de filmes, documentários, desenhos, esportes, música, culinária etc. A maioria dos programas tem dublagem ou legendas em português, que chegam por streaming das plataformas Xumo e Pluto TV.
Entre as novidades oferecidas pelo webOS 22 está a criação de perfis (ou contas) separados para diferentes membros da família, parecido com o Google TV. Isso torna a recomendação de conteúdo mais personalizada para o usuário que estiver logado naquele momento.
ASSISTINDO DOIS PROGRAMAS AO MESMO TEMPO
A LG OLED C2 permite dividir a tela em duas imagens diferentes, ou exibir um segundo conteúdo no canto da tela, semelhante ao antigo PIP. Podem ser imagens do YouTube, TV digital, IPTV ou fonte de sinal HDMI (player Blu-ray ou de streaming, por exemplo). Serve ainda para espelhamento de smartphone, usando as funções Screen Share ou AirPlay 2.
O Modo Galeria foi aprimorado nessa TV, com opção de exibir relógio, fotos do celular, obras de arte e paisagens em movimento. É possível acionar um timer para, por exemplo, acordar com música ou sons de natureza, armazenados num pen-drive ou computador conectado à mesma rede.
O app Nvidia GeForce Now, que permite acessar games em nuvem, já vem nativo no webOS 22 com quase 100 jogos de gêneros variados. Basta criar uma conta e conectar – via Bluetooth ou USB – um gamepad para começar a diversão; alguns jogos são gratuitos.
TEMPO DE RESPOSTA É MAIS BAIXO
A LG desenvolveu a OLED42C2 visando mais o público gamer. Seu tempo de resposta aos comandos (1ms) é mais baixo do que vimos em outras TVs. Jogando Rocket League e Mortal Kombat 11 por longos períodos, constatamos a precisão nas respostas, sem problema de latência (input lag).
O Painel de Games oferece cinco modos de qualidade de acordo com o gênero do jogo, além de configurar a imagem e conferir o status de reprodução de quadros, baixa latência etc. Para tornar as imagens confortáveis no escuro, pode-se reduzir a luz azul e alterar brilho e contraste (Estabilizadores de Preto e Branco).
Mas com o ambiente claro conhecemos melhor o painel Evo nessa OLED C2 de 42”. Tivemos brilho forte em caracteres informativos e cenários bem difíceis, mas principalmente nitidez em áreas escuras que valorizou a alta qualidade gráfica dos jogos.
Alguns usuários podem ter receio do efeito burn-in, inerente à tecnologia OLED. Em três meses de uso constante (até como monitor de desktop), a 42C2 não apresentou qualquer marca ou mancha na tela. Segundo a LG, essa linha de TVs é equipada com recursos como limpeza de pixels, movimentação sensível e ajuste automático de brilho em imagens estáticas, logotipos e legendas. Tudo isso contribui para a evitar o burn-in.
PROCESSADOR COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O processador Alpha 9 de quinta geração (α9 Gen 5) que equipa a linha C2 atua com Inteligência Artificial e otimiza a reprodução de todo o tipo de conteúdo, desde HD até 4K codificado em HDR10 ou Dolby Vision. Na prática, vimos um upscaling de alto nível; em algumas séries (Sherlock/Prime Video) e programas esportivos (NBA ESPN/Star+) transmitidos em HD tínhamos dúvidas se a resolução não era 4K.
Durante o dia, com a sala iluminada os modos escolhidos variavam entre Padrão e Eco (com obrigatórias correções em nitidez e TruMotion), enquanto à noite o Modo Cineasta e o ISF mostraram um balanço de branco mais cinematográfico.
Mas os conteúdos que evidenciaram o potencial em todas as características de imagem dessa TV estavam em Dolby Vision. Talvez pelo fato da linha C2 ser a primeira a implementar a tecnologia Dolby Vision IQ Precision Detail.
Além de considerar as condições de iluminação ambiente capturadas através dos sensores de luz da TV, a nova tecnologia da Dolby trabalha diretamente no contraste para revelar detalhes extras em cenas mais escuras. Uma vez atualizado o firmware automaticamente, basta abrir o menu de configurações avançadas para checar se o ajuste “Detalhe de Precisão” está ligado.
ENTRE CORES E SOMBRAS
Com o monocromático filme Lobisomem na Noite (Disney+), foi possível ver detalhes em composição de cenas e personagens sombrios, inclusive durante o dia (com um pouco de luz natural), pelo modo DV Cinema em Casa. Por outro lado, foi com Desencantada, outro filme da Disney, que a OLED da LG chamou a atenção pela clareza, detalhamento de figurinos e fidelidade de cores em belos cenários multicoloridos.
Os efeitos especiais desse longa de ficção e os gráficos de jogos avançados ressaltaram o brilho intenso e preciso desta 42C2, mantendo ao mesmo tempo o excepcional contraste (com preto profundo) típicos de uma TV pronta para filmes e games.
Alex dos Santos
FICHA TÉCNICA
Modelo: TV OLED LG OLED42C2PSA, 42” Resolução: 3.840 x 2.160p Taxa de atualização nativa: 120Hz Conexões: 4 HDMI (2.1), 3 USB (2.0), RF, óptica, áudio P2 (fone), IR, LAN, Wi-Fi (2,4/5GHz), AirPlay 2, DLNA, Bluetooth 5.0, Miracast Potência de áudio: 20W Dimensões (L x A x P): 93 x 57 x 17cm (4,1cm espessura só a tela) Peso: 9,2kg Preço sugerido: R$ 5.000 Fabricante: www.lge.com |