Você já viu aqui algumas vezes, e é fato: o desempenho de um sistema de áudio ou de home theater depende muito de um bom subwoofer. Sem essa caixa acústica, os sons perdem impacto e você deixa de ouvir boa parte dos detalhes dos filmes, suas músicas favoritas e também dos games.
Já explicamos aqui como o subwoofer funciona, reproduzindo as frequências mais baixas que nossos ouvidos conseguem perceber. Esses sons estão presentes nos efeitos especiais dos filmes e dos jogos, e em instrumentos como contrabaixo, piano e violoncelo.
A cada nova geração de subwoofers, os fabricantes adicionam recursos que servem para o próprio usuário definir como quer que seu sistema funcione. Um bom exemplo é o ajuste automático conforme as características da sala (room correction), muito prático para evitar graves exagerados que às vezes comprometem toda a experiência sonora.
Na edição de junho da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, trazemos uma série de dicas para uma boa escolha. E aqui apresentamos alguns dos melhores subwoofers à venda atualmente (veja abaixo).
Antes, porém, um lembrete que nunca é demais: evite comprar um subwoofer de marcas desconhecidas ou que não têm distribuição oficial no Brasil. E procure lojas especializadas, onde você possa ouvir o modelo que pretende comprar.
© HOME THEATER & CASA DIGITAL
Temas relacionados:
Qual o melhor tipo de subwoofer para cada sala?
Subwoofers de embutir: saiba como funcionam