O pouco talento com o contrabaixo que o jovem Luís, então com 17 anos, exibia na banda da garagem da sua casa o levou a desenvolver sua sensibilidade por equipamentos que reproduzissem o mais fielmente possível a música, o som que ele tanto amava desde sempre.
E foi dessa paixão que nasceu a Som Maior. Na sua juventude, durante o período de faculdade, Luís frequentava uma loja de áudio de amigos, na qual começou a trabalhar e onde nasceu a ideia de ter uma loja de equipamentos de alta fidelidade em Joinville.
Recém-formado, casado e com filho, seu sonho começou a tomar forma, e em 13 de maio de 1983 o jovem casal Luís e Silvana inaugurava a primeira loja Som Maior, com o slogan “Uma Nova Proposta em Som”.
Dedicação, conhecimento e foco na satisfação do cliente: o negócio se desenvolveu e prosperou, apesar das dificuldades econômicas e sociais enfrentadas no país naqueles tempos. Em meados dos anos 80, com a inflação a todo vapor, os preços foram congelados pelo governo. Um plano absurdo, que sumiu com os produtos das prateleiras e o boi dos pastos, mas permitiu uma grande oportunidade de crescimento.
Com os preços de tabela congelados, a empresa pôde praticar a comercialização em 10x sem juros, o que triplicou o faturamento e permitiu a abertura de novas lojas.
OS ANOS 90
Com a abertura do mercado, Luís pode começar a concretizar seu sonho de importar e distribuir nacionalmente os equipamentos high-end de marcas como Bowers & Wilkins, AudioQuest, Jeff Rowland, Rotel, Sim2 e outras. Com a chegada dos primeiros produtos, o desafio seguinte foi identificar o possível consumidor potencial e levar ao seu conhecimento que algumas das mais famosas marcas de sonho agora estavam disponíveis no país, com importação oficial, garantia e assistência técnica.
Não havia revista nacional especializada em áudio nessa época, então Luís, que era assinante da mais respeitada revista americana de áudio, The Absolute Sound, fez um anúncio em português nessa revista, que possuía pouco mais de 30 assinantes brasileiros. Assim a empresa começou sua trajetória em nível nacional.
Com a paridade do dólar no Plano Real, de fevereiro de 1994, o preço desses produtos tornou-se muito mais atrativo para o consumidor brasileiro, e isso ajudou muito o crescimento comercial da empresa.
E assim, aos poucos, a Som Maior foi deixando de ser loja de varejo para tornar-se uma distribuidora em nível nacional de produtos high-end. E, dessa forma, transformar-se também em ícone do desenvolvimento do áudio de alta performance no Brasil, sendo a pioneira nesse segmento de mercado.
OS ANOS 2000
Mas Luís ainda tinha um sonho: um espaço com salas acusticamente planejadas para reproduzir da melhor forma possível o ambiente de uma sala de concertos, um clube de jazz ou uma sala de cinema. E, novamente, o sonho se concretizou.
Em 2003, foi inaugurada a nova sede da Som Maior, com várias salas projetadas pelo engenheiro acústico americano Peter George, responsável por vários teatros e salas de música mundo afora. Todas essas salas foram dedicadas a tornar possível a magia e o encantamento que um sistema high-end pode proporcionar ao ouvinte.
Seguiram-se vários eventos e exposições realizados ao longo dos anos, assim como as convenções internacionais anuais para os parceiros revendedores, onde acontecem treinamentos e seminários.
O PRESENTE E O FUTURO
Sintonizada com a crescente expansão do mercado em sistemas de automação, a Som Maior lançou em 2018 sua marca própria, a Piero Infinity Control, totalmente desenvolvida na própria empresa.
E hoje, com os filhos Kahlil no comando da operação comercial da empresa e Samir no desenvolvimento de tecnologia, automação e controle, a empresa semeia seu futuro através da segunda geração da família Zattar.
O sonho cresceu.