Uma das maiores empresas do mundo em automação residencial e predial, a italiana Nice inaugurou em junho sua nova sede no Brasil, localizada em Limeira (SP). A planta, que segundo a empresa exigiu investimentos de R$ 140 milhões, além de abrigar a manufatura e a sede administrativa, servirá como centro de desenvolvimento e mostruário de tudo que o grupo produz (veja aqui).
Presente no Brasil desde 2011, a Nice considera a nova sede o marco de uma nova fase, em que irá aumentar seu portfólio de soluções e competir de frente com marcas internacionais que já estão consolidadas no segmento smart home.
Em 2018, o grupo italiano deu dois grandes passos nessa direção: adquiriu o controle da polonesa Fibaro, que já atuava no Brasil, e da Nortek, um dos principais players do setor na América do Norte (dona, por exemplo, das marcas Elan, Niles, Xantech e Panamax).
“Somos a única empresa que tem todas as soluções que podem ser integradas numa residência”, diz Thiago Nizzola, diretor de P&D da Nice no Brasil, enumerando itens como smart home, atuadores para portões, cortinas, persianas, áudio&vídeo, rede com gestão a cabo e sem fio, segurança, controle de acesso… “Não vamos competir com os produtos chineses, queremos focar no mercado profissional, junto com as principais marcas de automação”.
A nova sede será um dos principais centros de desenvolvimento da Nice no mundo, atendendo não só o mercado brasileiro, mas toda a América Latina. O grupo, hoje líder em automação na Europa, já possui unidades em São Caetano do Sul (SP) e Santa Rita do Sapucaí (MG) – nesta, desenvolve e produz componentes eletrônicos usados em diversos dos seus produtos.
“Consumidor precisa experimentar smart home”
“Geralmente, cada empresa de automação é especializada num segmento”, diz Nizzola. “Nosso diferencial é poder oferecer todas essas soluções em conjunto” (veja o slideshow). A nova sede em Limeira, que possui ao todo cerca de 20 mil metros quadrados, começa a receber em julho os primeiros grupos de integradores para treinamentos específicos com as soluções da Nice.
“Começamos com uma rede de 200 integradores especializados que já atuam com nossas marcas, tanto Fibaro quanto Elan”, explica o executivo. “Serão treinamentos híbridos: parte teórica, que será online, e o mais importante, a parte prática na nova sede. Os integradores pagarão pelo treinamento e ficarão hospedados aqui na cidade. Queremos que eles saibam o valor de um treinamento para quem trabalha com automação”.
Segundo a Nice, a nova sede brasileira foi pensada como uma “fábrica inteligente”, inspirada nos princípios da Indústria 4.0. Sua operação é toda baseada em tecnologias de ponta, para ter alta produtividade e também ser ecologicamente sustentável. Além de equipamentos para indústrias em geral, a fábrica irá produzir componentes e aparelhos para o mercado de smart home.
“Acreditamos que o consumidor desse tipo de produto precisa de experimentação”, diz Nizzola. “O conceito de smart home ainda é pouco explorado porque não se consegue partir de um sistema pequeno, básico, para algo mais elaborado. O usuário tem que jogar fora o que já foi feito, se quiser expandir seu sistema”.
Segundo ele, com a linha de produtos da Nice esse problema deixa de existir. “Temos soluções simples, de baixo custo, como Youbii Home, que é para iniciantes; e também soluções avançadas da Fibaro e da Elan. A tendência é lançarmos mais produtos com a marca Nice, e todos os nossos sistemas irão conversar entre si, facilitando a vida do consumidor”.