Referência em caixas acústicas de padrão high-end, a francesa Focal acaba de lançar no Brasil – através da distribuidora Audiogene – a linha de caixas Theva. Mantendo o alto nível de acabamento de suas caixas consagradas, as Theva se destacam pelo ótimo custo-benefício e por trazerem algumas interessantes inovações técnicas.
Uma delas é o cone Slatefiber, utilizado nos falantes de médios e de graves, o primeiro do mercado que é composto por fibras de carbono recicladas. Combinado com polímero termoplástico, esse material produz excelente desempenho em velocidade, rigidez e amortecimento, diz o fabricante.
Outra novidade das caixas Focal Theva – utilizada também nas linhas Chora e Aria – é o tweeter TNF, que mantém o conceito de domo invertido (patente da marca francesa), só que utilizando uma liga alumínio-magnésio. Segundo a Focal, a suspensão invertida entre o domo e sua estrutura de borda, feita de um material chamado poron, reduz a 1/3 as distorções na faixa de 2 a 3kHz, em que o ouvido humano é mais sensível (veja neste vídeo).
As caixas Focal Theva estão sendo comercializadas no Brasil em quatro séries (No. 1, 2 e 3), sendo a primeira uma bookshelf de 2 vias e as demais torres de 3 vias; há ainda o modelo No. 3-D, que vem com módulo Dolby Atmos (foto) para montagem de um home theater sem necessidade de caixas no teto. Para compor o sistema, a linha inclui o modelo Theva Center (para canal central).
Os acabamentos da linha Theva são em preto gloss, madeira clara e madeira escura. Para conhecer mais sobre essa linha, clique aqui.
FONTE: Audiogene
Temas relacionados:
Francesa Focal lança caixas in-wall para alta fidelidade
Como montar um home theater com todas as caixas no teto