A liderança consolidada de Netflix e Prime Video entre os usuários brasileiros de streaming vem sendo desafiada por outras plataformas. O mais recente levantamento do JustWatch, que monitora a audiência desses serviços em vários países, revela que ambos caíram mais 1 ponto percentual no market-share do segmento.
Netflix continua sendo o serviço mais utilizado no Brasil, com 28% da preferência no 3º. trimestre (julho a setembro). Mas essa liderança já foi maior: era de 29% no trimestre anterior e de 31% em setembro do ano passado. O mesmo fenômeno foi registrado com o Prime Video. Atualmente com 18% dos usuários brasileiros, a plataforma da Amazon tinha 19% no levantamento do 2º. trimestre (abril-junho) e 20% há um ano.
Esses números se explicam quando se observam os dados das outras plataformas. HBO Max, por exemplo, estava em 4º. lugar em setembro de 2022 com 12%; agora pulou para 3º., com 14%, superando pela primeira vez o Disney+, que caiu de 15% para 13%. Veja mais detalhes aqui.
Também tiveram ligeiro crescimento os serviços que vêm a seguir nesse ranking: Globoplay subiu de 7% para 9% em um ano; Star+ tinha 4% e agora tem 9% das preferências, enquanto Apple TV+, que no ano passado marcava 3%, agora aparece com 5%.
O JustWatch baseia sua metodologia em pesquisas online com usuários comuns, já que as empresas não divulgam seus dados de audiência nem número de assinantes por país. Os dados são atualizados a cada três meses.
FONTE: JustWatch
Temas relacionados:
Divulgados os filmes e séries mais assistidos no streaming
Roteiro exclusivo de streaming bate recorde com 600 séries comentadas
Empresa alemã monitora plataformas de streaming no Brasil
Variedade de plataformas mostra que Brasil é o país do streaming