Treze anos após o lançamento da série 800 Diamond, um marco na história das caixas acústicas, já está disponível no Brasil a 4a geração (D4) dessas celebradas caixas Bowers&Wilkins. Depois dos upgrades nas séries 600 e 700 (veja aqui), de custo mais acessível, chegou a vez das top de linha da marca inglesa.
Distribuídas oficialmente pela Som Maior (veja aqui os detalhes), acabam de ser lançadas a torre 801 D4, de 3 vias, e a bookshelf 805 D4 (2 vias). Ambas têm em comum o já conhecido tweeter domo de diamante de 1” montado fora do gabinete e o falante de médios graves FST Continuum, patente da B&W. Além disso, utilizam suspensão biomimética, que amortece as vibrações dos cones.
Com imponentes 122cm de altura e pesando 100,6kg, a 801 D4 conta com dois woofers de 10” do tipo Aerofoil que, segundo o fabricante, reproduzem graves de até 15Hz. Como quase todas as torres Diamond, é uma caixa de alta sensibilidade (90dB) que aceita amplificação de 50W até 1.000W a 8 ohms.
Já a bookshelf B&W 805 D4, com 44cm de altura, chama atenção pelo duto frontal de saída (Flowport). Na parte superior, uma placa de alumínio com acabamento em couro oferece maior rigidez ao gabinete interno. Aqui, o falante de médios/graves Continuum de 6,5” se projeta para frente, fixado através de uma outra estrutura interna de alumínio.
Essa caixa é especificada para amplificação de 50 a 120W RMS, a 8 ohms, com resposta de 42Hz-28kHz. As duas caixas estnao sendo comercializadas em quatro opções de acabamento: Rosenut, Walnut, Satin e Gloss Black.
FONTES: B&W e Som Maior
Temas relacionados:
Caixas B&W 600 edição de aniversário: veja como foi o teste
Focal traz caixas acústicas com cones de carbono reciclado