Veja aqui as melhores séries disponíveis nas principais plataformas, por Paulo Gustavo Pereira*.
PARADISE (2025)
Gênero: suspense (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
Existem produções que indicam um caminho para iludir o espectador, surpreendido depois por uma reviravolta. Aqui, Xavier Collins – vivido por Sterling K. Brown, de This Is Us, que está fantástico – é um agente da segurança do presidente dos EUA. Viúvo e pai de dois filhos, Xavier um dia chega à casa do presidente e descobre que ele está morto! Começa então a analisar a cena do crime, mas essa atitude poderá comprometer toda a futura investigação. E Xavier se torna o principal suspeito… Ele acha que a causa do crime foi a revelação de Paradise, lugar construído para manter milhares de pessoas após uma hecatombe mundial. A cada episódio, o quebra-cabeças vai mostrando o passado dos personagens envolvidos. O clima é de tensão o tempo todo, narrando o que aconteceu antes do crime bem ao estilo dramático de Dan Fogelman. Este, produtor da série, vem a ser também o criador de This is Us.
HISTERIA! (Hysteria, 2025)
Gênero: terror (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Max (trailer)
O sucesso de Stranger Things (Netflix) tem gerado outras produções que reverenciam filmes dos anos 80, como é o caso da trilogia Uma Noite Alucinante, de Sam Raimi. Agora chegou a vez do roteirista Matthew Scott Kane (de História de Horror Americana) mostrar que qualquer cidade do interior é um excelente palco para o terror. Aqui, um trio de amigos que têm uma banda de heavy metal espalha na escola que são satanistas, para atrair mais gente a sua apresentação. O problema é que a polícia está investigando o desaparecimento de um estudante, raptado na casa da namorada, que teve a fachada pintada com um pentagrama, símbolo de satanistas. Entre a aventura juvenil e o possível ataque sobrenatural à cidade, a série mantém o clima de mistério e medo a cada novo episódio. Tem seus momentos divertidos, mas o roteiro foca mais num terror violento, aliado a uma trilha sonora de hits do heavy metal nos anos 80. Um dos destaques é a participação especial de Bruce Campbell, o astro de Uma Noite Alucinante, agora com 66 anos.
TERRA INDOMÁVEL
(American Primeval, 2025)
Gênero: faroeste (1 temporadas, 6 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Se existe um gênero cinematográfico que os americanos podem chamar de seu é o faroeste. Ninguém soube contar melhor as histórias sobre a ocupação do Oeste Selvagem do que grandes cineastas como John Ford (No Tempo das Diligências), Howard Hawks (Onde Começa o Inferno), John Sturges (Sete Homens e um Destino), Sergio Leone (Era uma Vez no Oeste) e Clint Eastwood (Os Imperdoáveis). Esta nova série se propõe a contar a história dos primeiros anos do desbravamento, já pelos idos de 1875. Baseado em fatos históricos, o roteiro mostra os conflitos entre o governo, as tribos indígenas e colonos mórmons, todos disputando o controle do território de Utah. Sara (Betty Gilpin, de Glow) busca ajuda para atravessar os territórios com seu filho. Durante um ataque a sua caravana, eles são salvos por Isaac (Taylor Kitsch, de Império da Dor), um cowboy com passado violento que busca redenção. Os três embarcam numa jornada de sobrevivência, como manda um bom faroeste. O criador da série é Mark L. Smith, roteirista do premiado O Regresso (2015), com Leonardo Di Caprio.
NEWTOPIA (2025)
Gênero: terror (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Para quem é fã de séries coreanas, não é necessário dizer que o conceito de apocalipse zumbi mudou muito desde o fantástico filme Invasão Zumbi (2016, Apple TV+). É o caso de Kingdom (2019, Netflix), sobre o surgimento de uma horda de zumbis no século 16. Como lidar com algo tão estranho como pessoas desfiguradas por um vírus que as transforma em violentos zumbis? Esta nova série narra uma epidemia dessas em Seul, a grande capital do país. O soldado Lee – que está em treinamento num grande edifício – recebe da namorada Kang uma mensagem terminando o namoro. O que os dois não poderiam prever é que, enquanto tentam resolver a situação, uma epidemia de zumbis começaria a atacar a cidade. A coisa é tão forte que um jato 747 perde o controle e explode perto de onde Kang e Lee estão. A série tem efeitos visuais assustadores, ao mesmo tempo em que brinca com a ingenuidade dos personagens. É uma divertida resposta à seriedade de The Walking Dead.
UMA MENTE EXCEPCIONAL
(High Potential, 2024)
Gênero: comédia (1 temporada, 13 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
Morgan cuida de três filhos e trabalha de madrugada como faxineira de uma delegacia de polícia. Numa dessas noites, ela vê acidentalmente fotos de uma cena de crime. Dotada de um Q.I. de 160, Morgan nota incongruências na investigação, marcando no quadro das fotos que a principal suspeita é inocente. No dia seguinte, o detetive encarregado do caso exige saber por quê. Após a explicação, ela é chamada para trabalhar como consultora neste e em outros casos. Sua inteligência vai colocá-la numa nova jornada de vida… se ela não pisar na bola, claro. Adaptação da série francesa Morgana – A Detetive Genial (2021). Divertida, traz a talentosa Kaitlin Olson, de Férias Frustradas (2015), numa bela química com Daniel Sunjata (Echoes), que faz o detetive.
LANDMAN (2024)
Gênero: drama (1 temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
Esta série é sobre uma família de exploradores de petróleo. Mas é importante dizer que passa longe da clássica Dallas, dos anos 80. Trata-se de um faroeste moderno, sobre as dificuldades de manter uma indústria hostilizada por ativistas ecológicos, em meio à política, especulação financeira e até tráfico de drogas. O personagem que conduz a fantástica trama é Norris, gerente de uma grande exploradora de petróleo no Texas, brilhantemente interpretado por Billy Bob Thornton (de Goliath). Ele é pego num fogo cruzado: tem que manter as operações e ao mesmo tempo lidar com um cartel mexicano de drogas, que quer usar uma estrada local para passar seus “produtos”. Tudo isso acontece enquanto Norris está tentando resgatar um casamento perdido e seu filho mais velho decide trabalhar num dos campos administrados pelo pai. O drama familiar então se une à constante batalha contra aqueles que acreditam que o petróleo tem seus dias contatos. O elenco traz ainda Jon Hamm (de Mad Men) e Demi Moore (A Substância). A história foi criada por Taylor Sheridan, responsável pelo sucesso Yellowstone.
GET MILLIE BLACK (2024)
Gênero: drama policial (1 temporada, 5 episódios)
Onde assistir: Max (trailer)
Enfrentar seu próprio passado parece ser a missão da jovem detetive Millie-Jean. Após vários anos longe de sua terra-natal, a investigadora da Scotland Yard decide largar o emprego e voltar para Kingston, na Jamaica, onde sua mãe acaba de falecer. Millie fora expulsa de casa por acobertar a homossexualidade do irmão Orville. E agora vai trabalhar na divisão de pessoas desaparecidas da polícia de Kingston, onde há uma rede de tráfico de crianças. Ao mesmo tempo, descobre que o irmão, dado como morto, está vivo e morando num gueto reservado a travestis. Agora sob o nome de Hibiscus, ele não quer saber de voltar para casa, onde sofreu abusos da mãe. Um belo drama policial, onde a investigação é cenário para uma história sensível de amor e redenção. Uma das primeiras séries produzidas em Kingston, na Jamaica.
O ESPIÃO INFILTRADO
(A Man on the Inside, 2024)
Gênero: (1ª Temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Ninguém pode negar a versatilidade de Ted Danson. Fez sucesso em comédias como Cheers (Prime Video) e O Bom Lugar (Netflix), na série policial CSI (Apple TV+) e esteve com Steven Spielberg em O Resgate do Soldado Ryan (Globoplay). Agora, quer mostrar que a terceira idade tem relevância. Ele interpreta um viúvo recente que é recrutado por uma agência de detetives para se infiltrar numa casa de repouso, onde podem estar acontecendo roubos de joias dos residentes. O que parecia ser um trabalho fácil acaba se complicando, com o personagem encontrando um novo destino. A série é uma adaptação da produção chilena Agente Duplo (2020). A versão americana, tão divertida quanto, foi criada por Michael Schur, responsável pelas comédias Um Bom Lugar, Lei e Desordem (Netflix) e a versão americana de The Office (Max). É uma boa comédia, com leve toque dramático, mas sempre com uma visão irônica do trabalho do agente infiltrado. Já foi renovada para a 2ª Temporada.
STAR WARS – SKELETON CREW
(2024)
Gênero: ficção científica (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
Nos corredores da Disney, a expectativa é que esta série conquiste a popularidade de O Mandaloriano, que tem três temporadas e um longa-metragem a sair em 2026. Para isso, os produtores apostam no público que sempre acompanhou as produções da empresa: as crianças. O roteiro acompanha a jornada de quatro crianças que descobrem uma nave abandonada e, acidentalmente, são lançadas em algum lugar do espaço. Para encontrar o caminho de volta, o grupo acaba se aliando a um pirata espacial (Jude Law) que tem planos sinistros em relação ao planeta dos garotos. Numa mistura de A Ilha do Tesouro e Goonies, a nova série diverte sem brincar demais com os ícones de Star Wars.
NINGUÉM QUER
(Nobody Wants This, 2024)
Gênero: comédia romântica (1ª Temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Joanne está fechando um contrato para popularizar seu podcast e ganhar dinheiro com suas opiniões sobre relacionamentos. Do outro lado da cidade, o jovem rabino Noah tomou uma importante decisão: terminar um relacionamento que não tem futuro. Os dois se conhecem numa festa e acabam descobrindo que algo os atrai. Para saber exatamente o que é essa misteriosa força, começam um relacionamento amoroso. Mas isso preocupa a família de Noah, que não o imaginava unir-se a uma garota não-judia. Está montado o cenário para uma divertida comédia romântica, há muito tempo esquecida pelos produtores de TV. O casal é feito por Kristen Bell (de O Bom Lugar) e Adam Brody (The O.C. – Um Estranho no Paraíso), que têm química perfeita para esse tipo de série. São divertidamente apaixonados quando estão juntos na tela.
LUPIN
Gênero: policial (3 temporadas, 17 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Chega a sua terceira temporada a recriação moderna de um dos grandes personagens da literatura policial, Arsene Lupin, o Ladrão de Casaca. O personagem foi criado em 1905 pelo escritor francês Maurice Leblanc. Um ladrão de joias muito sofisticado, mas com senso moral diferente de outros criminosos, quase uma versão francesa de Robin Hood. A série mostra nos dias atuais as aventuras de Assane (Omar Sy), um dos maiores ladrões de joias do mundo e mestre dos disfarces. Ele aprendeu o ofício através do livro sobre Arsene Lupin, que o pai lhe deu quando criança. Assane usa esse seu talento para vingar a prisão injusta do pai, preso por supostamente roubar joias da casa onde trabalhava como jardineiro. Na 3ª Temporada, ele se vê com um problema pessoal: desistir da vida de crimes e cuidar da família, ou levar sua ex-esposa e o filho para viver em outro país. Um dos pontos altos da série, além de uma história muito bem contada pelo roteirista britânico George Kay (de Sequestro no Ar), destaca-se o trabalho de Omar Sy, ator de origem senegalesa, com um talento nato para esse papel. Curiosidade: depois do sucesso em Intocáveis (2011), Sy virou astro em filmes como Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015), Transformers: O Último Cavaleiro (2017) e Jurassic World Domínio (2022).
O CONTINENTAL: DO MUNDO DE JOHN WICK
(The Continental: From the World of John Wick)
Gênero: policial (1ª Temporada, 3 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Um dos diferenciais dessa produção inspirada no sucesso estrelado por Keanu Reeves é o fato de que são apenas três episódios, com cerca de 90 minutos cada, ou seja, o mesmo formato de Sherlock (HBO e Prime Video), estrelada por Benedict Cumberbatch. A série conta como Winston, personagem vivido no cinema por Ian McShane, se transformou no gerente do The Continental, hotel onde assassinos profissionais do mundo podem se hospedar, receber missões etc., sem serem incomodados. O jovem Winston, agora feito por Colin Woodell, recebe a missão de localizar seu irmão, acusado de roubar um item importante do hotel. Algo que poderá afetar toda a operação dirigida por O’Connor, papel de Mel Gibson em seu primeiro trabalho na televisão desde os anos 70. Os três episódios seguem a linha dos filmes, com cenas de lutas bem coreografas e seus inevitáveis banhos de sangue que acontecem nelas. Um prelúdio muito eficiente para quem gostou dos filmes de John Wick.
INVASÃO (Invasion)
Gênero: ficção científica (2 temporadas, 20 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
Esta é uma visão diferente sobre uma invasão alienígena hostil, imaginada pelos roteiristas Simon Kinberg e David Weil e que lembra o clássico Além da Imaginação. Forças de outro planeta chegam com intenção de conquistar a Terra. Toda a invasão é vista através dos relatos de cinco pessoas em cinco locais diferentes do mundo. Enquanto o caos está ao redor do planeta, essas cinco pessoas podem ser a chave para que a Terra tenha uma chance de sobreviver. A grande sacada da série é não ficar no óbvio, mostrando criaturas extraterrestres atacando humanos e os contra-ataques tradicionais. Como a história se desenrola através de cinco pontos de vistas diferentes, cada episódio é uma nova situação tensa. A 2ª Temporada se passa 121 dias após a invasão. Ela vai expandir a crise, mostrando os personagens cada vez mais próximos de uma solução para enfrentar os invasores alienígenas.
NÃO ESTOU MORTA
(Not Dead Yet)
Gênero: comédia (2 temporadas, 14 episódios)
Onde assistir: Star+ (trailer)
Depois de passar mais de cinco anos com seu namorado em Londres, a jornalista Nell volta para os EUA e arruma emprego no mesmo jornal onde começou a carreira, só que agora na coluna de necrológios! Mesmo com a frustração da separação e de não estar trabalhando em assuntos mais importantes, ela decide ser profissional ao escrever sobre pessoas que morreram. Para sua surpresa, Nell começa a interagir com os espíritos dos falecidos. A cada novo texto, ela vai conhecendo a vida e os dramas de pessoas que até poderiam ser suas amigas… se não estivessem mortas. Uma série leve e bem divertida, com a talentosa Gina Rodriguez, que fez Jane – a Virgem.
PHYSICAL
Gênero: drama (3 temporadas, 30 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
Nos anos 80, uma dona de casa frustrada descobre na ginástica aeróbica uma forma de fugir de seu mundo sem perspectivas. A série narra sua mudança de personalidade, culminando com o lançamento de um vídeo com aulas de Sheila, espelhada na famosa série Workout, feito pela atriz Jane Fonda. Na 3ª e última temporada, Sheila enfrenta os novos desafios de conciliar a vida doméstica com a produção dos vídeos, enquanto cresce a tensão do relacionamento com o marido, que está concorrendo a uma vaga no Senado da Califórnia. Rose Byrne, a atriz principal, foi vista em sucessos como X-Men: Apocalipse (Disney+) e Mrs. America (Star+).
NOSSA BANDEIRA É A MORTE
(Our Flag Means Death)
Gênero: comédia (2 temporadas, 18 episódios)
Onde assistir: HBO Max (trailer)
O ano é 1717, e o tédio parecer ter se apossado da vida do lorde inglês Bonnet. Questionando seu papel na sociedade britânica da época, ele decide fazer algo radical: comprar um navio pirata e singrar pelo Caribe, saqueando e atacando navios na região. Para isso, tem que fazer sua tripulação acreditar que ele possa ser um verdadeiro capitão pirata. Assim é essa divertida sátira ao modo de vida dos piratas, criada pelo roteirista David Jenkins, responsável por People of Earth (Prime Video), outra comédia sobre a vida inteligente(?) fora da Terra. Uma das atrações aqui é Bonnet, bem interpretado por Rhys Darby, que atuou no filme O que Fazemos nas Sombras (MUBI, 2014), que satiriza os vampiros. Suas tentativas de ganhar o respeito da tripulação mal-educada e interesseira são os melhores momentos dos episódios.
IRMÃOS DE GUERRA
(Band of Brothers)
Gênero: guerra (1 temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Dois anos depois do sucesso de O Resgate do Soldado Ryan (Globoplay), Steven Spielberg e Tom Hanks decidiram homenagear os soldados aliados e seu trabalho após a invasão da Normandia, em 1944. Para isso, pegaram um livro do jornalista Stephen Ambrose sobre os homens da Easy Company do 506º Regimento dos EUA, considerada um dos melhores grupos de fuzileiros do mundo. Nascia em 2001 esta premiada série, cujo título foi retirado de William Shakespeare no clássico Henrique V. A produção ganhou o Emmy de Melhor Minissérie, Melhor Elenco e Melhor Direção. Inclui depoimentos de vários integrantes da Easy Company, que foram entrevistados por Ambrose para o livro. Sem dúvida, é um dos melhores relatos sobre a 2ª Guerra desde o clássico O Mais Longo dos Dias (1962) e, claro, Resgate do Soldado Ryan (1999).
ESPÍRITOS NA ESCOLA
(School Spirits)
Gênero: suspense (2 temporadas, 9 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
O roteiro desta série lembra muito os filmes de suspense que se passam em escolas americanas. A estudante Maddie (Peyton List, de Cobra Kai) chega para conhecer seus novos colegas e descobre que todos na classe morreram. Ela não sabe como ela chegou ali, mas sabe que também está morta. Seu desafio agora é tentar descobrir como foi assassinada e quem cometeu o crime. Misturando suspense e humor negro, a série é inspirada numa graphic novel escrita e desenhada por Megan e Nate Trinrud e Maria Ngyen, que também fizeram a adaptação.