Veja aqui as melhores séries disponíveis nas principais plataformas, por Paulo Gustavo Pereira*.
HOW TO BE A CARIOCA
Gênero: comédia (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Star+ (trailer)
O diretor brasileiro Carlos Saldanha, das animações A Era do Gelo, teve a ideia quando fazia Rio: um guia de sobrevivência para estrangeiros conhecerem o Rio de Janeiro. A série é uma adaptação de um livro de Priscilla Goslin, uma americana que se apaixonou pelo Rio e decidiu mostrar como conviver com os cariocas “da gema”. A série se propõe a ser um guia prático de sobrevivência para quem quiser conhecer a capital carioca. No elenco estão Seu Jorge, Malu Mader, Douglas Silva e Renata Villar. Através de Francisco, personagem principal, o público pode entender os costumes e o estilo de vida no Rio de Janeiro.
DEPOIS DA CABANA
(Liebes Kind)
Gênero: suspense (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Essa é a primeira série que aborda, de forma assustadoramente inteligente, a famosa Síndrome de Estocolmo. Para quem não sabe, essa situação ocorre quando uma pessoa que foi sequestrada ou raptada acaba se afeiçoando a seu captor, em diferentes graus emocionais. A produção alemã aborda os traumas vividos por Lena e sua filha Hannah, após a polícia receber um alerta de acidente com mulher que foi atropelada numa estrada vicinal. Ao investigar o caso, a polícia alemã parece ter descoberto uma pista sobre um sequestro acontecido há 13 anos. Mas o caso não é tão simples, porque Lena não parece lembrar detalhes de seu sequestro, enquanto Hannah demonstra querer proteger o passado das duas enquanto estavam cativas. Aos poucos, o público vai descobrindo, por meio de flashbacks, que a relação entre as duas e o sequestrador é bem complicada. É um tipo de série em que as revelações, para desespero do público mais ansioso, só acontecem no último episódio.
TURISMO SELVAGEM
(Wilderness)
Gênero: suspense (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
O casal britânico Will e Liv Taylor, desde que saiu de Londres para viver e trabalhar em Nova York, planeja uma viagem para conhecer os principais parques naturais dos EUA. A ideia é reconectar seus sentimentos mais profundos e carinhosos. Mas Liv descobre a infidelidade do marido e, para ela, a viagem passa a ser uma oportunidade de se livrar dele. O que o casal não contava era encontrar, num dos hotéis da viagem, a antiga amante de Will; que é morta dias depois… Agora, os dois são suspeitos. É um tremendo suspense, onde a investigação na floresta é apenas cenário para o drama real do casal, brilhantemente interpretado por Jenna Coleman (de Dr. Who) e Oliver Jackson-Cohen (O Homem Invisível). Uma série com direito a final surpresa e uma fotografia genial dos parques americanos.
LOKI
Gênero: ficção científica (2 temporadas, 12 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
Foi o trabalho do ator britânico Tom Hiddelston em Os Vingadores que transformou um vilão do baixo clero da Marvel num fantástico personagem, tanto no cinema como na telinha. O Loki feito por Tom é sarcasticamente sofisticado, e usa o poder da sedução para conseguir seus objetivos. A série tira Loki do universo dos super-heróis e, felizmente, leva-o a uma trama original num mundo paralelo. Na 1ª temporada, Loki procura uma pessoa que pode acabar com a linha do tempo do Universo. Depois de voltar para o local de origem, o ex-deus da trapaça é colocado no caminho para salvar todo o universo de um destino destrutivo. Os efeitos visuais da série são eficientes e sem exageros, não comprometendo a história. Além de Hiddelston, o elenco tem Owen Wilson (de Extraordinário e Mansão Mal Assombrada), que faz Mobius, um dos guardiões do tempo. O destaque da 2ª Temporada está na divertida participação de Ke Huy Quan, que recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo.
STARSTRUCK
Gênero: comédia romântica (3 temporadas, 18 episódios)
Onde assistir: HBO Max (trailer)
Essa série parece inspirada no filme Um Lugar Chamado Notting Hill (1999), quando o dono de uma livraria (Hugh Grant) se apaixona por uma estrela de Hollywood (Julia Roberts). Aqui, a situação é mais interessante, porque a história tem idas, vindas, reviravoltas e muita paixão. Jessie está tentando sobreviver em Londres com dois empregos. Durante uma festa de final de ano, ela conhece Tom e os dois acabam passando a noite juntos. Na manhã seguinte, Jessie descobre que seu parceiro da noite é um grande astro do cinema. E aí começam as desventuras entre os dois. A série foi criada por Rose Matafeo (de Funny Girls), que dirige, escreve e interpreta Jessie.
MR. MERCEDES
Gênero: suspense (3 temporadas, 30 episódios)
Onde assistir: Star+ (trailer)
Durante a madrugada, numa fila de emprego, um psicopata dirigindo uma Mercedes atropela e mata dezenas de pessoas. Dois anos dois, o caso continua aberto e o detetive Bill Hodges se aposentou sem conseguir prender o maluco. Para ele, o caso se tornou uma obsessão, levando-o a muita bebedeira e, como resultado, à aposentadoria precoce. Só que o psicopata decidiu infernizar ainda mais a vida de Hodges, mandando mensagens pelo computador. Antes que o primeiro episódio termine, o público já sabe que o maníaco, jovem técnico de informática, tem um passado abusivo e assustador. O duelo entre os dois acontece durante as duas primeiras temporadas. Já houve melhores adaptações da obra de Stephen King, mestre do terror, mas esta é muito assustadora e instigante, graças ao tour de force entre os protagonistas: Brendan Gleason (de No Limite do Amanhã) e Harry Treadaway (Penny Dreadfull).
ZOO
Gênero: ficção científica (3 temporadas, 39 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
O que aconteceria se os animais de todo o planeta se rebelassem contra os seres humanos? E o que fazer quando animais de estimação se reúnem para atacar quem os abriga e alimenta? Essa é a premissa aqui: como o planeta pode ser tão frágil quando a fauna decide frear a interferência humana, numa espécie de versão moderna da Revolução dos Bichos, de George Orwell. Assim que começam os primeiros ataques, o governo americano cria um grupo para investigar, com autonomia para viajar pelo mundo. Tem uma sequência bem interessante feita no Rio de Janeiro, quando morcegos atacam os morros cariocas. Baseada num livro de James Patterson, autor de Beijos que Matam e Na Teia da Aranha, é uma boa série de ação, com tensão a cada novo episódio. Já foi exibida na Netflix.
AS FLORES PERDIDAS DE ALICE HART
(The Lost Flowers of Alice Hart)
Gênero: drama (1 temporada, 7 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
A produção é da mesma equipe de Big Little Lies (HBO Max) e Nove Desconhecidos (Prime Video). A história se passa na Austrália, com a complicada infância de Alice que, aos nove anos, perde seus pais num incêndio criminoso. Ela vai morar com a avó June (Sigourney Weaver, de Aliens e Avatar), dona de uma fazenda de flores. Na medida em que cresce, Alice vai descobrindo segredos escondidos que podem revelar o que de fato aconteceu com seus pais. Sua jornada em busca da verdade segue até a vida adulta, quando ela se vê lutando pela própria vida contra alguém que ama. Além de uma história recheada de drama e mistério, essa produção tem como atrativo as belas paisagens da Austrália, especialmente os campos de Grafton, cidade de Nova Gales do Sul.