Em 27 anos de testes, vimos poucas TVs com visual tão sofisticado quanto a LG OLED Objet Collection, Posé. Na linha Lifestyle da marca sul-coreana, a Posé – pronuncia-se “Posê” – foi lançada mundialmente em 2022 e estreou aqui na Casacor 2023.
Essa TV trabalha com o mesmo painel Evo da linha C2, em que a emissão de brilho é 20% maior que nos painéis OLED anteriores. Concebida pela LG em parceria com a empresa de design holandesa Moooi, a Posé – nome inspirado em um movimento do balé – se destaca pelo suporte de chão, no formato “cavalete”, de cor clara e estilo retrô.
O mesmo desenho de linhas curvas em tom bege fosco é observado nas extremidades abaixo da tela, que tem como belo detalhe um tecido de lã misto resistente, da dinamarquesa Kvadrat. Esse acabamento clean que emoldura a tela é encontrado na traseira, onde as conexões – incluindo três HDMI 2.1 – são organizadas e cobertas por uma tampa de plástico de fixação magnética, revestida em tecido similar ao frontal.
Atrás da tela, livros e revistas
Todo o cabeamento fica escondido dentro das “pernas” do suporte, que funcionam como canaletas. Como bônus, o usuário ganha um espaço na traseira da TV para guardar revistas, livros, controle remoto etc. Esse design, premiado em vários países, é elegante quando se olha a Posé de qualquer ângulo, combinando com tipos variados de decoração.
A instalação, com duas pessoas, está longe de ser complicada: as peças de desenho minimalista tornam intuitiva a montagem da tela no suporte de chão; uma vez finalizada, é fácil o deslocamento da TV no ambiente.
Em algumas cidades, a LG oferece instalação gratuita da TV OLED Posé. Para quem reside afastado de grandes centros, é importante entrar em contato pelo SAC (0800.7075454) e verificar essa possibilidade.
Em residências com crianças e pets, recomendamos cuidados adicionais com TVs OLED, de menos de 1cm de espessura em sua parte mais fina. Se algum dia o proprietário quiser a tela na parede, é só remover sua tampa traseira e fixar um suporte comum, vendido à parte. Na embalagem encontramos extensores IR, que permitem acionar fontes de sinal escondidas atrás da tela.
Assistentes de voz, mesmo sem o controle
Seguindo o design luxuoso da Posé, o controle remoto brilhante ficou diferente no acabamento bege. Com sensor de movimento e ponteiro (mouse), o Smart Magic há anos tem sido o melhor controle do mercado. Possui teclas de acesso rápido para vários apps de streaming, além dos assistentes ThinQ AI e Alexa. Atalhos para outros serviços podem ser memorizados no teclado numérico.
Ao pressionar a tecla de microfone, entra em ação o assistente LG ThinQ AI. Os dois assistentes embutidos podem ser acionados também sem o controle, através do recurso Hands Free: basta dizer :“Alexa” ou “Hi, LG”.
Essa versão do Smart Magic vem com tecnologia NFC, que se conecta a alguns smartphones por aproximação, permitindo compartilhamento de conteúdos do celular para a TV.
E há o aplicativo LG ThinQ, com atalhos para todos os serviços de streaming cadastrados pelo usuário. Pelo app, é possível transmitir rapidamente fotos armazenadas no celular e até controlar (com rotinas elaboradas) aparelhos como ar-condicionado, lavadora e geladeira LG compatíveis com a plataforma ThinQ.
Plataforma smart é mais fácil de navegar
Antes de acessar o hub smart da TV Posé, é preciso entrar criar uma conta LG para poder baixar novos apps no aparelho e atualizá-los constantemente, conforme os serviços exigem. Uma das novidades do sistema webOS 22 foi a criação de contas separadas para diferentes membros da família, parecido com o Google TV. Isso torna a sugestão de filmes, séries e outros programas mais direcionada ao perfil (usuário) que estiver assistindo naquele momento.
Rápido e fácil de navegar, o hub ocupa a tela inteira com apps baixados, recomendações de filmes, games, vídeos do YouTube e transmissões ao vivo, além das emissoras de TV aberta e canais de streaming vistos com frequência.
O serviço de IPTV gratuito LG Channels conta com centenas de canais, entre filmes, documentários, desenhos, esportes, músicas, culinária etc., em parceria com plataformas como Pluto TV e Xumo. Muitos apresentam dublagem ou legendas em português, mas em grande parte dos programas a resolução não é de boa qualidade.
Pelo hub chegamos ao Painel de Controle, onde é possível comandar dispositivos existentes na casa, incluindo servidor de mídia ou PC, caixa ou sistema de áudio (tanto Bluetooth quanto AirPlay). Semelhante à antiga função PIP, a Posé pode dividir a tela em duas imagens diferentes. Se o usuário quiser, o segundo conteúdo é exibido numa pequena janela, caso de imagens do YouTube, IPTV, fonte de sinal HDMI ou smartphone (espelhamento via Screen Share ou AirPlay 2).
Games, direto da nuvem
Com mais de 1.500 jogos de gêneros variados, o app GeForce Now, da Nvidia, é uma das atrações da TV OLED Posé. Antes de baixá-lo, o usuário deve criar uma conta nesse serviço e conectar um gamepad à TV, via Bluetooth ou USB. São ao menos 100 jogos gratuitos ou de demonstração, em Full-HD; os demais requerem plano de assinatura.
Para gamers mais exigentes, as três entradas HDMI 2.1 disponíveis na Posé aceitam jogos renderizados em 4K a 120Hz, disponíveis nos consoles PS5 e Xbox Series X, ou em PCs com placas gráficas de alto desempenho. Essas entradas suportam baixa latência (ALLM) e taxas de atualização variável (VRR), para tornar mais suave a reprodução de quadros com o uso das tecnologias Nvidia G-Sync e AMD FreeSync.
Em nossa sala de testes, bastou conectar um Xbox para que a TV o reconhecesse, permitindo controle parcial com o Smart Magic e ativando o modo Otimizador de Games com ajustes de imagem e som. Um painel de jogos fica disponível na tela para facilitar a escolha de até cinco modos de qualidade de acordo com o gênero.
Por esse painel, é possível configurar rapidamente a imagem, alterar o formato da tela para superwide (21:9 ou 32:9) e conferir latência, status de reprodução de quadros etc. Vale lembrar que TVs OLED apresentam tempo de resposta mais rápido (1ms) que as outras. Durante um mês de testes com Overwatch 2 e outros jogos, não foram detectados rastros, falhas de quadros nem atraso nos comandos (input lag).
Avaliação de nossa equipe
Além do contraste superior, com densidade de preto sem par no mercado, a nova geração de TVs OLED apresenta ganhos de brilho do painel EVO. Em nossa sala, a TV Posé reproduziu o filme O Lar das Crianças Peculiares (Disney+), filme gravado em Dolby Vision, com riqueza de detalhes em rostos, figurinos e cenários dominados por objetos antigos.
Com a sala parcialmente iluminada pelo sol, testamos os cinco modos de imagem para Dolby Vision. A opção DV Padrão – com as devidas correções em nitidez e imagens em movimento (TruMotion) – nos convenceu pela clareza e uma impecável variação de cores.
Como em outras TVs da LG, os modos ISF e Filmmaker são os melhores para conteúdos HDR10, como vimos em Um Lugar Silencioso (Prime Video). Em sala escura, esses modos preservam as características cinematográficas das imagens.
Por ser uma TV premium, a Posé é equipada com o melhor processador da LG. O Alpha 9 de quinta geração (α9 Gen 5) otimiza o upscaling para 4K com algoritmo de Inteligência Artificial. Isso talvez explique a reprodução de imagens em HD com contornos suavizados e sem ruídos de vídeo perceptíveis a 2m de distância da tela, como vimos nos playoffs da NBA (ESPN/Star+) e em jogos do campeonato brasileiro (TV aberta).
Recursos de áudio e galeria de imagens
Segundo a LG, a Posé oferece 40W de potência em quatro canais de áudio. O som, em estéreo e 5.1 canais, realmente se mostrou mais nítido e em volume mais alto que a média das TVs. Percebemos distorção mais séria em graves e agudos apenas em níveis de volume acima de 80%.
Como a maioria das TVs, os falantes da Posé têm alcance limitado. Quem deseja aproveitar os efeitos imersivos do Dolby Atmos deve conectar à TV um receiver ou soundbar com esse processamento.
Ao terminar de assistir qualquer conteúdo, a TV pode ser facilmente configurada para se transformar em um grande porta-retrato digital. O Modo Galeria pode exibir imagens de paisagens naturais e fotos da família, no lugar da tela preta convencional. A LG disponibiliza para download (gratuito) diversas imagens com algum movimento ou de pinturas de artistas renomados, como Van Gogh, Monet, Kandinsky e Cézanne, que valorizam ainda mais o design da TV.
© HOME THEATER & CASA DIGITAL
Slideshow
FICHA TÉCNICA
MODELO: TV 4K LG OLED Posé 55LX1QPSA, 55” TAXA DE ATUALIZAÇÃO: 120Hz CONEXÕES: 3 HDMI 2.1, 2 USB 2.0, RF, óptica, IR, POTÊNCIA DE ÁUDIO: 40W DIMENSÕES (L x A x P): 122 x 125 x 49,5cm (6,1cm PESO: 23kg CONSUMO: 360W (max) PREÇO MÉDIO: R$ 9.399 FABRICANTE: lg.com/br |