Veja aqui as melhores séries disponíveis nas principais plataformas, por Paulo Gustavo Pereira*.
A QUEDA DA CASA DE USHER
(The Fall of the House of Usher)
Gênero: terror (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Quem é fã de Edgar Allan Poe, ou quer saber por que esse escritor americano do século 19 ganhou tanta notoriedade, deve assistir essa adaptação. É a história do fim da Família Usher, baseada nos principais contos e histórias escritas por Poe: Os Assassinatos da Rua Morgue (1841), O Poço e o Pêndulo (1842), A Máscara da Morte Rubra (1842), O Coração Revelador (1843), O Gato Preto (1843) e, claro, o poema gótico O Corvo (1845). O mais interessante é ver como todas essas histórias são usadas para mostrar como os Usher têm problemas realmente mortais… O produtor Mike Flanagan é também responsável pelo sucesso A Maldição da Mansão Hill.
DOCE MISTÉRIO
(Black Cake)
Gênero: drama (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Star+ (trailer)
Byron e Benny estão em luto por causa da morte da mãe, Eleanor. Na leitura do testamento, recebem uma surpresa deixada por ela: uma gravação de voz e um bolo negro, feito de uma tradicional receita caribenha. E descobrem que, nos anos 60, Eleanor fugiu do Caribe sob acusação de assassinato. Essas revelações vão levá-los a outros segredos da mãe, numa jornada que sai do Caribe, passa por Londres e chega à Califórnia para um último pedaço do bolo negro. A série, co-produzida por Oprah Winfrey, é uma criação de Marissa Jo Cerar (O Conto da Aia), que adaptou um livro homônimo da jornalista Charmaine Wilkerson, lançado em 2022.
THE CURSE
Gênero: comédia (1 temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
Já acordou um dia e pensou que algumas coisas estão erradas em sua vida, achando que alguém jogou uma praga em você? É exatamente essa a sensação do casal Asher e Whitney Siegel. Os problemas começam quando eles passam a apresentar um reality show. Numa das intervenções de Asher junto a uma criança que estava vendendo refrigerante, ele se aproxima querendo comprar todas as garrafas. Para sua surpresa, em sua carteira tinha apenas uma nota de 100 dólares. Relutante, ele paga, mas assim que as câmeras desligam volta e diz que cometeu um erro, pegando o dinheiro de volta. Nisso, para surpresa de todos, a criança roga uma praga nele. Divertida comédia estrelada por Emma Stone (LaLa Land) e Nathan Fielder (O Ensaio), fora dos padrões do gênero, mas com um pé no ditado tradicional “aqui se faz, aqui se paga”.
A SETE PALMOS
(Six Feet Under)
Gênero: drama (5 temporadas, 63 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Esta série foi um dos grandes sucessos da HBO até hoje. Criada por Alan Ball, vencedor do Oscar pelo roteiro de Beleza Americana (1999), mostra o cotidiano de uma família que é dona de uma funerária em Los Angeles e que acabou de perder o patriarca. Cada episódio começa com a morte de um personagem, que dará o tom da história. É um drama sobre uso de drogas, homossexualidade, falta de comunicação familiar, carência afetiva e várias outras questões, sempre conduzido com delicadeza. Ball acabou ganhando o Emmy de Melhor Direção pelo piloto da série. Foram cinco temporadas (2001-2005) com emoções nunca exploradas numa série dramática para a TV. O grande destaque é o episódio final, um especial de duas horas que bateu recordes de audiência. A morte nunca foi tão bem contada como nesta série. Curiosidade: num dos papéis principais está Michael C. Hall, que depois faria sucesso como Dexter (Paramount+).
OS BUCANEIROS
(The Buccaneers)
Gênero: romance de época (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
Não se deixe enganar pelo título dessa série baseada num livro de Edith Wharton escrito em 1938. Edith foi a primeira mulher a ganhar um Pulitzer, com A Era da Inocência (1920), que Martin Scorcese transformou num belo drama de época (Apple TV+, 1993). O título, segundo Edith, não se refere aos piratas do Caribe do século 16. Mas aos lordes ingleses que na época estavam quase falindo e investiam em casamentos arranjados com jovens herdeiras das novas fortunas nascidas dos EUA do final do século 19. A série mostra um grupo de jovens milionárias visitando uma amiga que se casou com um desses lordes. Elas percebem que não são bem-vindas, mas seu dinheiro sim. O foco é a jovem Nan (Kristine Froseth), que tem seu coração dividido entre Sir Guy Thwarte, um nobre falido em busca de uma jovem rica, e o duque Theo, membro da família real que está verdadeiramente apaixonado por ela. É um triangulo amoroso clássico, mas com visões femininas bem interessantes. E o melhor: mesmo sendo uma série de época, Os Bucaneiros tem uma trilha sonora de canções pop, colocadas estrategicamente para lembrar que a história poderia acontecer nos dias de hoje.
FOUND
Gênero: drama (1 temporada, 13 episódios)
Onde assistir: HBO Max (trailer)
Gabi é uma ótima profissional de relações públicas. Com sua equipe afiada, consegue gerenciar qualquer tipo de crise. Ao mesmo tempo, secretamente ela comanda um grupo de pessoas encarregadas de localizar pessoas desaparecidas, que foram esquecidas pela polícia. Gabi não busca reconhecimento público, mas resultados positivos, já que cerca de 600 mil americanos estão nas listas oficiais de desaparecidos. A série é uma criação da roteirista Nkechi Okoro Carroll, responsável pelas séries All American e All American Homecoming. O interessante é que a personagem central vivida por Shanola Hampton (de Shameless) também tem um esqueleto no armário, que pode revelar um drama pessoal bem sinistro. Acompanhe episódio a episódio para descobrir.
GEN V
Gênero: ficção científica (2 temporadas, 10 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Quando Garth Enis publicou a primeira edição da revista The Boys em 2006, ninguém poderia imaginar que uma história sobre super-heróis criados por uma indústria farmacêutica – e, por tabela, sem nenhum valor moral – pudesse se transformar numa polêmica e bem-sucedida produção para a TV. Com quatro temporadas disponíveis (Prime Video), os produtores decidiram trazer mais um capítulo da violência gráfica e moral de The Boys para o spin-off Gen V. A série mostra os bastidores de uma universidade onde vão estudar jovens que foram tratados com uma droga dos superpoderes. Quando um dos melhores alunos surta e desintegra o reitor, todos percebem que existe algo de sinistro ali. O roteiro abusa da violência gráfica e de situações sexuais totalmente absurdas. Não é fácil de ver. Assista por sua conta e risco.
COMPANHEIROS DE VIAGEM
(Fellow Travelers)
Gênero: drama (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
Adaptação do livro homônimo de Thomas Mallon, publicado em 2007. Narra a história de Hawkins Fuller, um político em ascensão em Washington que conhece o jovem Tim, nascendo uma tórrida e proibida paixão. Os dois têm que manter o segredo, passando pelo macartismo (anos 50), os protestos contra o envolvimento dos EUA no Sudeste Asiático (60), a Era da Discoteca (70) e culminando com a epidemia de Aids (80). É um drama bem construído, especialmente pelo trabalho de Matt Bomer (Crime do Colarinho Branco) e Jonathan Bailey (Bridgerton), que têm uma química perfeita para esse tipo de produção.