A linha de TVs da LG para 2024, que será exibida na CES de Las Vegas a partir desta 3ª feira, tem como principal inovação uma nova geração de processadores. Segundo a fabricante coreana, as TVs OLED da série G4 e M4, esta totalmente sem fio, utilizam o chip Alpha 11 AI, com performance quatro vezes melhor que o atual Alpha 9.
Isso significa, de acordo com a LG, um aumento de até 70% na performance gráfica e de 30% na velocidade de processamento, em relação às TVs lançadas em 2023. Pela descrição fornecida, as novas TVs OLED têm a capacidade de analisar cada conteúdo pixel a pixel, melhorando os contornos e as imagens de fundo.
O processador Alpha 11 AI também atua sobre as cores, analisando as frequências de cada tom para atingir o impacto desejado pelos criadores do filme. O recurso de mapeamento dinâmico (Dynamic Tone Mapping Pro), já usado na linha G3, também foi aperfeiçoado. Segundo a LG, cada cena é dividida em blocos para otimizar brilho e contraste, obtendo uma reprodução mais tridimensional.
Ao anunciar nesta 4ª feira os produtos que poderão ser vistos em seu estande no Pavilhão Central do Las Vegas Convention Center, a LG revelou que o destaque será a TV OLED M4 Wireless (foto). Apresentada como protótipo na CES 2023 (veja aqui), a M4 será colocada à venda este ano em tamanhos de 65 até 97 polegadas.
Com painel semelhante à top de linha G4 (que irá substituir a atual G3), a TV sem fio da LG se comunica sem fio com o módulo Zero Connect Box, que centraliza todas as conexões com as fontes de final. Segundo a empresa, essa TV é capaz de receber sinal 4K nas frequências de 120 e 144Hz (esta para games de alta resolução) sem necessidade de cabos.