Anunciado no ano passado, finalmente pudemos ver (e ouvir) ao vivo o sistema FlexConnect, novo aperfeiçoamento sobre o padrão Dolby Atmos. Foi numa sala de hotel (foto), fora da CES, onde a empresa americana reuniu parceiros de todo o mundo para falar de suas inovações.
Como se sabe, a Dolby Labs – fundada em 1965 – tornou-se referência mundial em áudio ao desenvolver softwares de processamento e redução de ruído. Primeiro, criou soluções para cinema e áudio profissional, depois foi importantíssima na popularização dos sistemas de home theater, ao lançar o padrão Dolby Pro-Logic e todas as suas variações. Dolby Atmos foi a mais recente delas.
FlexConnect é um software de processamento para televisores que torna mais acessível a montagem de um sistema Dolby Atmos nas residências. Embutido na TV, o algoritmo se conecta a caixas sem fio independente de onde estejam no ambiente. O usuário ganha assim flexibilidade para posicionar suas caixas onde for mais conveniente.
TVs com Dolby Atmos Flex Connect virão com microfones embutidos que localizam as caixas sem fio existentes na sala. A partir daí, o sistema se ajusta automaticamente considerando a posição de cada caixa (teoricamente, pode ser qualquer caixa wireless). Se a TV também tiver alto-falantes, o software irá configurar a reprodução combinando-os com as caixas sem fio.
Ainda não estão definidos quais modelos de TVs contarão com a novidade este ano. Depois do acerto com as duas fabricantes chinesas, a Dolby agora negocia para inserir o software em TVs de outras marcas.