Para obter a poderosa sensação de imersão em filmes Dolby Atmos, é preciso uma configuração mínima de 5.1.2 canais, como mostramos na edição 330 da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (Nov/2023: clique aqui para baixar). Essa instalação exige também cuidados ao posicionar as caixas sob o forro de gesso, como pudemos confirmar ao receber este conjunto de caixas da fabricante paulista AAT (Advanced Audio Technologies).
É uma das soluções com melhor custo-benefício no mercado atual. A empresa nos enviou um par de torres T100 (foto acima), a central C140, ambas na versão RAKT de pintura fosca microtexturizada, e o subwoofer Cube New Gen Premium 10, de acabamento em laca. Esses modelos se somaram às caixas de embutir LR-E100 nos canais verticais de altura e NQ6-A100 nos surround, além da angulada LCR-A100 usada eventualmente no canal central, formando um autêntico home theater Dolby Atmos.
DESCRIÇÃO DAS CAIXAS TORRE E CENTRAL
A T100 é uma torre de 90cm de altura com gabinete de MDF de 20mm de espessura, do tipo bass-reflex de duto frontal, woofer de kevlar e tweeter domo de seda. Essa caixa pode ser ligada a um receiver ou amplificador, inclusive com o uso de biamplificação ou bicabeamento, de até 100W por canal.
Seguindo o mesmo desenho, a C140 é uma central compacta de 44cm de largura, que utiliza o mesmo tweeter seda (25kHz) em meio a dois woofers kevlar, capazes de responder a 55Hz, em sintonia com um duto de ar traseiro. Tanto a torre quanto a central vêm com tela de proteção dos falantes, de forte atração magnética, e gabinete em branco ou preto.
SUBWOOFER DE 300W: FALANTE VOLTADO PARA O PISO
O Cube New Gen Premium é um subwoofer down-firing, com woofer de 10” voltado para o piso. Seu amplificador Classe AB de 300W RMS contínuos pode descer a frequências 25 a 150Hz. Seu elegante gabinete MDF (20mm) é ventilado e reforçado internamente, para reduzir ressonâncias. Na traseira, possui botões de volume, crossover (45 a 150Hz), interruptores de polaridade, liga-desliga, funcionamento (automático ou sempre ligado) e LFE (caso seja usada sua entrada mono), além de terminais estéreo RCA (low-level) e de caixas (high-level).
A tecnologia APMS (Advanced Protection Management System), segundo a AAT, garante proteção contra sobrecarga, superaquecimento e curto-circuito por ligações indevidas. A empresa ainda oferece subs de 8” (200W) e 12” (350W).
DETALHES DAS CAIXAS DE TETO
Referência na linha de embutir da AAT, a LCR-A100 é uma angulada de 16cm de profundidade e quase 3kg. Afora o woofer de seda, há dois woofers de 5,25″compostos em polipropileno e mica, que exibem um moderno tom azulado. Esses drivers são montados num painel com ajustes de inclinação (basculante), para direcionar as frequências.
A retangular LR-E100 traz o mesmo cone em PP e mica, mas em um falante de 6,5”, além do tweeter pivotante e com ajustes de nível (-3dB, 0, +3dB). A NQ6-A100 é outra angulada, porém redonda e mais compacta com woofer PP de 6,5” sob um tweeter também móvel e com ajustes de nível. Possui tela de alumínio praticamente sem bordas e de fixação magnética.
COMO FOI FEITA A INSTALAÇÃO
Colocando as T100 a 2,20m de distância entre si e alinhadas em um ângulo de 10º, demarcamos os locais no forro com o gabarito de corte da AAT para receber as caixas central, surround e as duas Atmos. Todas foram fixadas por parafusos no painel fornecido pelo fabricante, que tem garras traseiras em formato “L”; ao apertar, as caixas se posicionam automaticamente para fora, pressionadas junto ao gesso.
Em seguida, alinhamos o painel da LCR-A100 na direção dos ouvintes e fixamos as E100 num ângulo aproximado de 45º em relação à tela e à posição do sofá, já que a ideia é futuramente ampliar o sistema para 5.2.4 canais. As NQ6-A100 (acima) ficaram num plano mais aberto (3m) em relação às Atmos e ligeiramente atrás da posição de audição. O conjunto foi conectado ao receiver Yamaha RX-A6A (veja aqui o teste).
AVALIAÇÃO: DIÁLOGO CLAROS, MÚSICA EQUILIBRADA
Começamos com discos Blu-ray como John Wick (em Atmos), e outros dois de testes da Dolby que oferecem trailers e clipes em Atmos codificados em Dolby TrueHD, ou seja, sem perdas. As T100 são torres de duas vias para salas pequenas e médias dimensões, desde que acompanhadas por um sub para desempenhar melhor os graves.
Os médios soam limpos e equilibrados com diferentes instrumentos e vocais, seja de uma Randy Crawford ou de um Mario Biondi. Já os agudos são detalhados e suaves, longe de “cansar” os ouvidos, mesmo após uma playlist de Miles Davis em alto volume.
O casamento de timbre das T100 é obviamente melhor com a C140, que contribui com o palco sonoro e apresenta ótima inteligibilidade, embora nesse aspecto não tenha havido mudança tão significativa ao optar pela LCR-A100 como central.
Com a série Loki (Disney+), essa angulada reproduziu diálogos claros e uma trilha musical bem definida. Com o áudio vindo do teto, os efeitos 3D aéreos pareciam ampliados e isso complementou o ótimo trabalho das LR-E100 com trilhas Atmos. Sons de chuva, ventos, pássaros voando e ruídos de ambientação, como no filme Animais Fantásticos 3 (HBO Max), eram reproduzidos de forma natural e sem compressão, ao contrário do que ouvimos sempre com soundbars.
O tweeter das NQ6-A100 foi direcionado à parede traseira, para tornar os variados efeitos desses conteúdos um pouco mais difusos. Essas anguladas não se esconderam, cumpriram com eficiência seu papel de surround.
Quanto ao subwoofer, já tínhamos avaliado um Cube New Gen Premium de 12” e um Cube Hout de 12”, ambos da AAT, com amplificação similar de 300W contínuos, o que facilitou o teste de mais um down-firing da marca. Em nossa sala de 20m2, tivemos graves fortes e profundos nas cenas explosivas do disco de teste DTS-HD Master Audio.
Embora seja um bass-reflex, as batidas em percussão e eletrônica foram bem articuladas, como ouvimos na faixa 1960 What?, de Gregory Porter com DJ Opolopo. Vale destacar o ótimo controle de graves desse sub até perto do volume máximo, apesar de raramente ultrapassarmos os 50% de volume.
FICHA TÉCNICA
CAIXAS ACÚSTICAS AAT
SUBWOOFER AAT CUBE NEW GEN PREMIUM 10
FABRICANTE: Advanced Audio Technologies (AATaudio.com.br)