Veja aqui as melhores séries disponíveis nas principais plataformas, por Paulo Gustavo Pereira*.
Sr. e Sra. SMITH
(Mr. & Mrs. Smith)
Gênero: espionagem (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Vamos deixar claro: essa série é uma adaptação do filme de 2005, estrelado por Brad Pitt e Angelina Jolie, mas apenas no título. A história do casal Smith é bem mais profunda e interessante do que o filme. A série mostra uma organização secreta que forma um casal para se infiltrar na comunidade e cometer vários crimes. É para lá que vão dois agentes da CIA, interpretados por Donny Glover (de Atlanta) e Maya Erskine (Pen15), que passam a viver juntos como “John e Jane Smith”. E a série começa a ganhar outro clima. Além de viverem perigosamente cada missão, os dois acabam se apaixonando. Aos poucos, o relacionamento que deveria ser uma mentira se torna uma verdade complicada para os dois. Diferente do filme, onde Brad e Angelina acabam se apaixonando após uma troca de tiros dentro de casa, John e Jane não sabem se estão dispostos a tudo pelo relacionamento. É nesse equilíbrio de emoções que a série entrega uma das melhores produções de espionagem, aventura e romance dos últimos anos. E com uma pitada de humor. Aliás, prestem a atenção nos episódios 4 e 8, em que Wagner Moura é o convidado especial.
A MORTE ENTRE OUTROS MISTÉRIOS
(Death and Other Details, 2024)
Gênero: suspense (1ª Temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Star+ (trailer)
Um dos gêneros mais populares do mundo é o que os americanos chamam de Who Done It? (“Quem foi?”). Está presente em produções como Only Murders in the Building e Assassinato no Fim do Mundo (ambas no Star+). Esta nova produção criada pela dupla Heidi Cole McAdams (de Os 100) e Mike Weiss (O Mentalista) é outro ótimo exemplo. Num cruzeiro pelo Mediterrâneo, o veterano detetive Rufus (Mandy Patinkin, de Homeland) e sua protegida Imogene (Violett Beane, de Flash) investigam um assassinato que pode afetar uma grande negociação. Imogene tem muito interesse em descobrir o criminoso, porque as pistas indicam que pode ser o mesmo que assassinou sua mãe há quase vinte anos. E os bastidores da negociação, entre duas grandes corporações, estão revelando outros malfeitos. Toda a história é narrada pelo personagem de Mandy, que conduz o espectador pelos crimes ao longo das investigações. Excelente para os fãs de Agatha Christie ou Sherlock Holmes.
Dr. HOUSE
Gênero: drama médico (8 temporadas, 176 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Para quem ainda não viu, está disponível agora no Netflix esta que é uma das grandes séries médicas do século. O criador David Shore imaginou um detetive perspicaz como Sherlock Holmes, só que, em vez de investigar crimes, mergulha fundo para descobrir o que levou um paciente a contrair uma doença desconhecida. Já no primeiro episódio, uma professora do jardim-de-infância desmaia e acorda sem conseguir falar. House e sua equipe investigam tudo, mas cabe ao brilhante médico achar a solução: a professora comeu carne de porco não processada, de onde veio um pequeno, mas crucial verme. Assim como o personagem de Conan Doyle, Gregory House é irônico, não gosta de contato com pessoas e evita atender pacientes que, segundo ele, nunca contam a verdade. A série, lançada em 2004, foi indicada quatro vezes ao Emmy de Melhor Drama, e deu ao britânico Hugh Laurie o troféu de Melhor Ator.
SEXY BEAST (2024)
Gênero: drama de ação (1ª Temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
Em 2000, o filme Sexy Beast deu a Ben Kingsley uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante, por sua interpretação de Don Logan, um gangster de Londres que vem cobrar um favor ao ex-parceiro de crimes Gal Dove. A intensidade da história e os personagens levaram à produção dessa série sobre os primeiros crimes da dupla. Logan agora é vivido por Emun Elliott, que esteve em Star Wars: O Despertar da Força (2015) e em quatro episódios de Game of Thrones. Diferente do filme, o roteiro apresenta não apenas o relacionamento entre eles, mas como acabaram entrando numa outra gangue, mais poderosa só que não muito organizada. Aqui, o papel de Dove ficou para James McCardle (de Duas Rainhas).
THE NEW LOOK
Gênero: drama (1 temporada, 10 episódios)
Onde assistir: AppleTV+ (trailer)
Essa é uma produção baseada na vida do francês Christian Dior, um dos grandes nomes da moda. Começa com uma homenagem na Universidade Sorbonne, quando um aluno pergunta se Dior colaborou com os nazistas durante a 2ª Guerra. A partir daí, vamos conhecer não só os primeiros trabalhos do designer como também sua principal antagonista na profissão, Coco Chanel. A irmã mais nova de Dior, Catherine, trabalha na Resistência Francesa, o que deixa o irmão sempre preocupado. Enquanto isso, Coco faz acordo com um agente da SS para liberar seu sobrinho, preso durante o início da Guerra. O que é interessante sobre esse momento histórico na vida desses dois fashion designers é como eles lidam com a carga de conviver com os nazistas. Dior sofre com a perspectiva da irmã ser presa enquanto executa alguma missão para a Resistência. Já Coco tem interesses mais mesquinhos, a ponto de não se importar em se relacionar com um nazista. Quem criou a série foi Todd Kessler, roteirista da Família Soprano, e a dupla central não poderia ser mais eficiente: o australiano Ben Mendelson, que esteve em Rogue One: Uma História Star Wars, e a francesa Juliette Binoche (foto), vencedora do Oscar por O Paciente Inglês. Os três primeiros episódios já estrearam, os demais entram semanalmente até abril.
EXPATRIADAS
(Expats, 2023)
Gênero: drama (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
O título não tem relação com imigração, mas com pessoas que foram transferidas por suas empresas para filiais no exterior. Essa série é uma adaptação do livro homônimo, de 2016, sobre três mulheres americanas que vão trabalhar em Hong Kong. A ideia é mostrar como pessoas diferentes podem estar ligadas por uma tragédia. Margaret (Nicole Kidman, foto) sofreu uma perda devastadora, enquanto Hilary (Sarayu Blue) não tem certeza de que quer ter filhos aos 40 anos; e a jovem Mercy (Ji-young Yoo) se acha um poço de má sorte. É uma teia de fortes emoções na vida das três. A história é bem construída pela diretora e roteirista Lulu Wang, do premiado filme A Despedida (2019). A cada episódio o drama pessoal das personagens se torna mais tenso e real.
GRISELDA (2024)
Gênero: tráfico (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
A frase que abre essa minissérie diz tudo: “Griselda foi a única mulher de quem tive medo”, Pablo Escobar. Dos mesmos criadores de Narcos, a trama mostra a ascensão e queda de Griselda Blanco, dedicada mãe colombiana de três filhos que foge do assédio do marido para iniciar uma das redes de tráfico mais letais de Miami. A escolhida para o papel foi Sofia Vergara (foto), que é colombiana e com seu carismático sorriso ficou dez temporadas na comédia Família Moderna, faturando quatro indicações ao Emmy e ao Globo de Ouro. Sua mudança para essa personagem é um dos destaques. Bastam duas cenas para você esquecer aquele sorriso contagiante e se identificar com a desesperada mãe que quer dar um futuro melhor para seus filhos. A história é baseada em fatos reais, mas alguns deles foram adaptados para maior dinamismo. Afinal, já existem duas grandes séries inspiradas na vida de Griselda: A Rainha do Tráfico (2011) e A Rainha do Sul (2016).
MESTRES DO AR
(Masters of the Air, 2024)
Gênero: guerra (1 temporada, 9 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
Como se sabe, Steven Spielberg e Tom Hanks são apaixonados por histórias da 2ª Guerra, desde que trabalharam juntos em O Resgate do Soldado Ryan (1999). A ponto de produzirem duas premiadas minisséries sobre o tema: Irmãos de Guerra (2001) e O Pacífico (2010), ambas no Netflix. Aqui, junto com o produtor Gary Goetzman, a dupla decidiu mostrar um outro cenário da guerra contra o nazismo e o fascismo: acompanha os homens do 100º Grupo de Bombardeio, conhecido como Bloody Hundredth (“centena sanguinária”), encarregado das missões mais arriscadas na Alemanha Nazista. A produção é requintada nos efeitos visuais e nas cenas de batalhas aéreas, sem deixar de lado o drama pessoal de cada personagem. No elenco, os ótimos Barry Keoghan (de Dunkirk) e Austin Butler (Elvis). Programa obrigatório para quem quer conhecer um pouco mais da História.
ASSASSINATO NO FIM DO MUNDO
(A Murder at the End of the World, 2023)
Gênero: suspense (1ª Temporada, 7 episódios)
Onde assistir: Star+ (trailer)
A jovem Darby Hart é convidada por um bilionário da tecnologia para participar de um retiro em local remoto e deslumbrante na Islândia. Junto com outras dez personalidades convidadas, Darby é surpreendida com a presença de Bill Farrah, um antigo namorado que anos antes trabalhou com ela numa investigação sobre tru-crime. A surpresa se transforma em pesadelo quando Bill é encontrado morto na noite em que reata com Darby. Começa um intenso jogo de investigação, que reúne todos os ingredientes de uma boa história de Agatha Christie, com direito a reviravoltas e final surpreendente. Curiosidade: a inglesa Emma Corrin (foto), que faz Darby, viveu a Princesa Diana na 3ª Temporada de The Crown.
ECHO (2023)
Gênero: tráfico (1 temporada, 5 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
Outra personagem feminina secundária do Universo Marvel ganha sua própria série. Echo é Maya Lopez, uma criança que viu seu pai ser assassinado, e o único pedido dele era que ela fosse criada por Wilson Fisk, conhecido como “Rei do Crime” em Nova York. Deficiente auditiva, Maya cresce e se torna uma temida assassina, com o codinome Echo. Quando descobre que o pai foi morto pelo próprio Fisk, ela quer se vingar. A personagem foi criada nos quadrinhos em 1999, pela dupla Joe Quesada e David Mack, e ganhou destaque na série Gavião Arqueiro. A minissérie apresenta Maya (de novo interpretada por Alaqua Cox, que é de fato descendente de índios) se reconectando com sua origem indígena, e o tal Rei é o mesmo Vincent D’Onofrio, como na série Demolidor.