Veja aqui as melhores séries disponíveis nas principais plataformas, por Paulo Gustavo Pereira*.
CIRURGIAS E ARTIMANHAS
(The Artful Dodger, 2023)
Gênero: aventura (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Star+ (trailer)
Uma tendência nas séries dos últimos anos é pegar um personagem de determinada história e lhe dar uma nova jornada pessoal. Foi assim com Wandinha, personagem da bizarra Família Addams que ganhou sua própria série (Netflix). Agora é a vez de Dodger, o jovem batedor de carteira do livro “Oliver Twist”, de Charles Dickens, se transformar em Jack Dawkins, promissor médico na Austrália em 1850. Jack conseguiu escapar da prisão e com o tempo aprender medicina. Só que deve dinheiro a um trambiqueiro, que quer simplesmente cortar a mão dele para pagar a dívida. E, como se não bastasse, quem reaparece em seu caminho é Fagin, seu “chefe” dos trombadinhas de Londres, dado como morto. A história é muito rica e cheia de referências aos originais de Dickens. Sem contar os talentosos Thomas Brodie-Sangster (de Simplesmente Amor) e David Thewlis (Harry Potter), como Jack e Fagin, respectivamente.
FIRE COUNTRY (2022)
Gênero: drama de ação (2 temporadas, 26 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
O nordeste da Califórnia é uma das regiões mais críticas em relação a incêndio. Por ser muito seca, a propagação do fogo é rápida, afetando milhares de pessoas, casas e plantações. Ali, o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndio, conhecido como Cal Fire, criou um programa para aumentar a proteção contra incêndios. Esse programa pega detentos do sistema judiciário e oferece abrandamento de sua pena em troca de ajudar a combater o fogo. É para esse programa que vai o jovem Donovan (Max Thieriot, da série Seal Team – Soldados de Elite). Ele quer trabalhar para esquecer seu passado, mas ao descobrir que ficará em sua cidade natal, começa a questionar sua decisão. O motivo é que o grupo de bombeiros da Cal Fire é liderado por seu pai (Bill Burke) e sua mãe (Diane Farr). Com esse drama familiar presente, a série ganha peso com as fantásticas cenas de combate aos incêndios nas florestas, o ponto alto de todos os episódios. A série é produzida por Jerry Bruckheimer, responsável por sucessos como os megahits Top Gun e Piratas do Caribe e por séries como Lúcifer e a franquia CSI.
HALO (2022)
Gênero: ficção científica (2 temporadas, 17 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
Saiu a 2ª Temporada dessa adaptação do popular videogame criado pela Microsoft. Existe um conflito galáctico entre os humanos e a raça alienígena comandada pelo Covenant. E as forças terrestres cada vez têm mais dificuldade para enfrentá-los, mesmo com sua tropa Spartan, de humanos geneticamente modificados. Nessa nova etapa, o líder espartano Master Chief (Pablo Schreiber) descobriu que os soldados do Covenant estão sendo treinados para algo muito maior. O problema é convencer o diretor do programa Spartan. Eficiente adaptação do videogame, dando aos personagens uma melhor dimensão emocional do que no game. A série tem bons efeitos visuais, que seguram bem as cenas de ação.
BLUE BLOODS
(2010)
Gênero: drama policial (14 temporadas, 279 episódios)
Onde assistir: Globoplay (trailer)
Uma das melhores séries policiais deste século está chegando ao fim. Já está em produção a 14ª e última temporada, que deve ser exibida no ano que vem. As outras 13 estão disponíveis para quem quiser acompanhar os dramas do comissário de polícia Frank Reagan (Tom Selleck, o velho Magnum). O roteiro mistura as agitadas investigações no dia a dia de Nova York com as disputas políticas na cidade. Jamie, filho de Frank, está prestes a assumir uma nova função na polícia, o que pode mudar radicalmente sua vida. Ao mesmo tempo, sua filha Erin, assistente da promotoria, está em campanha para ser a nova promotora da cidade. Lançada em 2010, essa vem sendo uma das séries de maior audiência nos EUA, abordando temas como justiça, família e união.
CRISTÓBAL BALENCIAGA (2024)
Gênero: drama (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Star+ (trailer)
Dior, Givenchy e Chanel marcaram seus nomes no mundo da moda internacional, criando um mercado milionário. Um dos que ajudaram a formar essa base foi o espanhol Balenciaga. Esse designer de moda tinha dois ateliês importantes, em Madri e San Sebastián, produzindo e criando modelos para a elite e a aristocracia espanhola. Foi em 1937 que Cristóbal decidiu dar uma virada na carreira apresentando sua primeira coleção de alta costura em Paris. Teve então de enfrentar, de forma obcecada, a força de ateliês como Chanel, Dior e Givenchy. Produção feita na Espanha com uma exemplar reconstituição de época e fotografia de primeira linha. E um elenco soberbo, encabeçado por Alberto San Juan, visto na série Todos Mentem (MAX).
PAGAN PEAK (2018)
Gênero: suspense (3 temporadas, 24 episódios)
Onde assistir: MAX (trailer)
A série sueco-dinamarquesa A Ponte (Globoplay, 2011) mostrava a parceria entre um detetive sueco e uma investigadora dinamarquesa para desvendar um caso ocorrido exatamente na fronteira entre os dois países. Agora, o mistério de um corpo encontrado congelado entre a Áustria e a Alemanha traz outra parceria complicada: entre o detetive austríaco Winter (Nicholas Ofczarek) e a investigadora alemã Stocker (Julia Jentsch). Enquanto ela quer resolver o caso logo, ele é mais ponderado, principalmente porque está sendo investigado num caso de corrupção. O que mais impressiona é que o psicopata está sempre à frente da polícia, como se adivinhasse o que acontece na investigação. É uma bela surpresa, não apenas pelo elenco que entrega o drama de cada personagem, mas pelo desenvolvimento da trama, sempre deixando uma pista decisiva para o próximo episódio.
FOR ALL MANKIND (2019)
Gênero: ficção científica (4 temporadas, 40 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
Numa realidade alternativa, os EUA perderam a corrida espacial para a União Soviética, que chegou à Lua primeiro em 1969. A partir dessa fantástica ideia do roteirista e produtor Ronald D. Moore (Star Trek), vemos a construção de bases lunares dos EUA, da China e da União Soviética, além da corrida para chegar a Marte. Na nova temporada, a exploração de asteroides ricos em minerais será uma dor de cabeça para os colonos de Marte. O roteiro aproveita a realidade alternativa para inserir fatos reais como a derrubada do Jumbo da Korean Air Lines pelos soviéticos nos anos 80. E aborda também a derrubada do regime soviético após um secreto golpe de estado. Muita tensão na Terra – e em Marte também.
CORPOS (Bodies, 2023)
Gênero: mistério (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Em plena luz do dia, um corpo é encontrado numa viela de Whitechapel, bairro londrino onde atuava o lendário Jack – O Estripador. O corpo de um homem estava nu e com um buraco de bala no olho esquerdo. O problema para quem está acompanhando o primeiro episódio é que esse mesmo corpo é encontrado em 2023, 1890 e 1941. Começa uma das mais intrigantes minisséries inglesas de mistério, com uma dose de ficção-científica. Afinal, como justificar o mesmo corpo em anos diferentes se não com uma viagem no tempo? O roteiro conta o drama pessoal de cada um dos envolvidos, com uma solução surpreendente e emocionante para resolver o caso do corpo nu. O criador é o roteirista e produtor Paul Tomalin, responsável por Torchwood, spin-off da clássica viagem no tempo Doctor Who.