Veja aqui as melhores séries disponíveis nas principais plataformas, por Paulo Gustavo Pereira*.
MAGNATAS DO CRIME
(The Gentlemen, 2024)
Gênero: policial (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
O ator e cineasta britânico Guy Ritchie sempre gostou de abordar o crime organizado (ou desorganizado…) em Londres. Exemplos: Snatch – Porcos e Diamantes (2000, disponível no Max) e o fantástico Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1998, Globoplay). Após fazer Magnatas do Crime (2020, Prime Video), sobre um traficante de maconha tentando vender seu império para a máfia americana, Ritchie percebeu que a história do filme poderia ser ampliada para a TV. Autor também do roteiro, seu personagem principal agora é um ex-sargento (Theo James, de The White Lotus) que, após a morte do pai, descobre que seu irmão está devendo milhões para traficantes de Liverpool. E que as terras onde fica a mansão da família abrigam uma lucrativa plantação da erva. Como em outros filmes de Ritchie, esta série tem momentos de humor em meio a sequências dramáticas e violentas. Em tempo: não é necessário ter visto o filme para acompanhar a série.
XÓGUM: A GLORIOSA SAGA DO JAPÃO
(Shogun, 2024)
Gênero: drama épico (1 temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Star+ (trailer)
O escritor australiano James Clavell era fascinado pelas histórias da Ásia. Consagrou-se em 1975 com Shogun, que o Star+ traduz como “Xógum” na segunda adaptação para TV – a primeira, em 1980, era estrelada pelo inglês Richard Chamberlain e o japonês Toshiro Mifune; agora, o destaque vai para o americano Cosmo Jarvis, já visto em Peaky Blinders (Netflix). Clavell conta a saga do navegador John Blackthorne e como ele ajudou o lorde japonês Toranaga a se tornar o líder supremo, chamado Shogun no Japão. Diferente da primeira versão, focada nos desafios de Blackthorne, a nova segue mais o livro com as intrigas palacianas daquele período histórico. Outra diferença: a série de 1980 foi filmada no Japão, e a nova no Canadá, na região de Vancouver. Superprodução com grandes sequências de ação. Para quem gosta de curiosidades: Clavell também fez sucesso como cineasta, com um clássico da ficção-científica, A Mosca da Cabeça Branca (1958), e Ao Mestre com Carinho (1967), estrelado por Sidney Poitier.
CONSTELAÇÃO
(Constellation, 2024)
Gênero: ficção científica (1 temporada, 8 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
Aqui, os efeitos visuais não são extravagantes, apenas ajudam a contar a história de uma missão espacial de rotina. A estação entra em colapso depois que algo se choca contra ela, levando a tripulação a sair às pressas do lugar. Morre o comandante, e a astronauta sueca Jo Ericsson fica para levar o cadáver e consertar a nave. Vistoriando a parte externa atingida, ela vê o que parece o corpo de uma colega russa. Chocada, Jo começa a ter visões onde surge uma assustadora explicação para o acidente, só que ninguém acredita nela. Com o passar dos episódios, a trama se transforma num interessante mistério, recheado de suspense, com direito a surpresas dentro e fora do planeta. Destaque para a atriz sueca Noomi Rapace, revelada na série Milennium: Os Homens que não Amavam as Mulheres. Os produtores são os mesmos de outras atrações do Apple TV+, como Silo e For All Mankind.
UM LOBO COMO EU
(Wolf Like Me, 2022)
Gênero: comédia (2 temporadas, 13 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Segunda divertida e violenta temporada da série criada pelo ator e roteirista australiano Abe Forsythe. Tudo hgira em torno de Gary, um viúvo que tem dificuldade em lidar com o luto e ao mesmo tempo cuidar da filha. Até que acidentalmente ele conhece a jovem Mary e… sua vida fica mais complicada ainda. Mary é um lobisomem! Foi atacada quando se mudou para a Australia e, durante as noites de lua cheia, tem que ser contida para não atacar pessoas. Mas os dois estão apaixonados e farão tudo para ficarem juntos. Nesta nova temporada, o drama ganha um novo ingrediente: Mary está grávida. Séries sobre lobisomens não são novidade desde o fenômeno Crepúsculo (2008, no Prime Video), incluindo The Vampire Diaries (2009, Max) e a recente Wolf Pack (2023, Paramount+). Mas esta Wolf Like Me agrega o dilema de se amar uma criatura das trevas, e as consequências dessa paixão.
O TURISTA
(The Tourist, 2022)
Gênero: drama (2 temporadas, 12 episódios)
Onde assistir: Netflix (trailer)
Os primeiros cinco minutos são de tirar o fôlego. Com em Encurralado (1971), de Spielberg, vemos Elliot, personagem de Jamie Dornan (de 50 Tons de Cinza, Star+), dirigindo pelo sertão australiano, quando uma carreta o persegue até tirá-lo da pista. Ele acorda no hospital sem saber quem era nem o que estava fazendo ali. Ao achar um bilhete em sua roupa, descobre que tem um encontro marcado numa lanchonete. Não reconhece o lugar nem as pessoas, mas logo após sair da lanchonete uma bomba explode a mesa onde ele estava… A partir daí, Elliot vai montando um quebra-cabeças que pode revelar muito de seu passado. Uma produção que deixaria Hitchcock satisfeito, pelas viradas da história e as revelações surpreendentes.
TOKYO VICE (2022)
Gênero: drama policial (2 temporadas, 18 episódios)
Onde assistir: Paramount+ (trailer)
O jornalista americano Jake Adelstein trabalhou anos no Japão, e essa experiência o levou a escrever, em 2009, Tokyo Vice: An American Reporter on the Police Beat in Japan, em que relata como foi ser o primeiro americano a trabalhar como repórter policial na capital japonesa. O relato foi transformado nesta série em que Jake (Ansel Elgort, de A Culpa é das Estrelas) se alia ao inspetor Katagiri (Ken Watanabe, de O Último Samurai) numa investigação sobre o desaparecimento de uma jovem que trabalhava num clube noturno. Nesta 2ª Temporada, surge uma pista de envolvimento de um membro do governo com uma família da Yakuza, a lendária máfia japonesa. É uma série intensa e com grandes reviravoltas. O elenco americano estudou japonês vários meses para dar mais credibilidade aos personagens.
FORÇA POLICIAL INDIANA
(Indian Police Force, 2024)
Gênero: policial (1 temporada, 7 episódios)
Onde assistir: Prime Video (trailer)
Ninguém pode negar a força e a criatividade de Bolllywood: o cinema indiano é um dos mais festivos e originais do mundo moderno. Mas o que hoje chama a atenção são suas séries de TV, que fogem do convencional não apenas na temática, mas no desenvolvimento dramático. Eles não escondem que são um país do terceiro mundo, com a pobreza nas ruas, já vista em séries como Jogos Sagrados (2018, Netflix). Ou a luta de um policial para conseguir uma moradia melhor, no meio de uma crise de violência em Homem de Família (2019, Prime Video). Essa nova produção foca no heroísmo aparentemente sem limites da polícia de Nova Dheli. Os investigadores Kabir Malik e seu oficial sênior Vikram Bakshi investigam uma série de explosões de bombas em Nova Delhi, capital da Índia, executadas por Zarar, um terrorista da etnia Mujahidin. Não se sabe os reais motivos dos ataques, e cabe aos investigadores capturar o terrorista e impedir novos crimes. E eles encaram a missão com muita adrenalina e violência.
CRIMINAL MINDS – EVOLUÇÃO
(Criminal Minds – Evolution, 2022)
Gênero: policial (1 temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Star+ (trailer)
Durante quinze temporadas (2005-2020), os fãs da série Criminal Minds se acostumaram a acompanhar a equipe de Análise do Comportamento do FBI desvendando casos de psicopatas e assassinos em série. Dois anos após o final da série, a Rede ABC negociou com os produtores uma nova temporada em formato de minissérie. Agora, a equipe vive uma crise de orçamento com vários agentes trabalhando em mais de um caso ao mesmo tempo. Quando tudo parecia muito ruim, o pior aconteceu: uma rede de psicopatas surgiu durante a pandemia dentro da Unidade. O líder desse grupo começa a ser caçado, e o telespectador acompanha seus passos para tentar articular mais crimes. São dez emocionantes episódios, trazendo vários rostos conhecidos da premiada série, e uma onda de crimes tão assustadores que você querendo saber quem é aquela figura sinistra.
A MAGIA DE ARUNA
Gênero: fantasia (1 temporada, 6 episódios)
Onde assistir: Disney+ (trailer)
Num futuro distópico, o planeta Terra está passando por uma crise solar e os dias têm sua claridade reduzida. No Rio de Janeiro, a jovem Mima (Jamilly Mariano) descobre suas habilidades mágicas que precisa manter escondidas. Durante uma competição, Mima perde o controle e acaba usando seus dons especiais, despertando acidentalmente três Bruxas Guardiãs. Elas vão ajudá-la a enfrentar uma entidade maligna que usa as sombras do dia para dominar a cidade. Bela produção nacional, com efeitos visuais muito bons, dando uma textura diferente ao visual do Rio de Janeiro, cenário perfeito para essa história, criada Maíra Oliveira, também responsável por outra série de magia e ficção-científica para o Disney+, Mila no Multiverso.
MONARCH – LEGADO DE MONSTROS
(Monarch – Legacy of the Monsters, 2023)
Gênero: ficção científica (1 temporada, 10 episódios)
Onde assistir: Apple TV+ (trailer)
Depois do sucesso de Godzilla (2014), versão Hollywood do mais poderoso monstro japonês, e de Kong – A Ilha da Caveira (2017), a Warner investiu na criação do Monsterverse. A ideia era explorar no cinema outros filmes desses titãs, como Godzilla – O Rei dos Monstros (2019) e Godzilla Versus Kong (2021). A Monarch do título é uma organização secreta que há décadas vem monitorando as atividades desses seres. Com o ataque de um monstro gigante a São Francisco, surge Godzilla para impedir essa criatura de dizimar a cidade. A história da série começa após esse incidente, mostrando como a Monarch surgiu e como ela pode ajudar na prevenção de novos ataques. Além de uma história bem escrita, a série traz o veterano ator Kurt Russell junto com seu filho Wyatt, que faz a versão dele no passado. Lançamento que deve pegar carona no surpreendente sucesso de Godzilla Minus One, produção japonesa premiada em fevereiro com o Oscar de Efeitos Especiais.